Como desenvolver sua empresa através dos 10 pilares da gestão ágil

A abordagem ágil de gerenciamento de projetos tornou-se bastante popular, principalmente para quem busca fórmulas em como desenvolver sua empresa e se destacar perante o mercado, estando sempre à frente da concorrência, tudo isso em um período muito curto. 

Isso ocorre porque percebeu-se que a metodologia oferece resultados muito melhores e de forma mais rápida, visto que as metas são ajustadas de acordo com as mudanças ambientais e as equipes são centradas em objetivos e processos comuns. 

Princípios de gerenciamento ágil de projetos

O gerenciamento ágil de projetos é uma abordagem renovada que se baseia em fazer mudanças ativas e incrementais ao longo do ciclo de vida do projeto. 

Como parte da própria essência, os projetos ágeis devem exibir princípios e valores centrais de:

  • Colaboração;
  • Confiança;
  • Empoderamento;
  • Flexibilidade.

Para entender melhor, será esmiuçado nos tópicos a seguir 10 pilares da gestão ágil e que fazem parte da proposta em como desenvolver sua empresa em direção ao caminho do sucesso.


  1. Simplifique as atividades e processos do projeto

Para construir projetos ágeis bem-sucedidos, você deve manter os processos simples e reduzir o tempo entre a compreensão dos requisitos de trabalho e a conclusão das atividades do projeto.

Não faça tarefas que não importam para o resultado final do projeto, como criar horários de “trabalho intenso” que são predominantes em grandes corporações. 

Isso pode funcionar mesmo com uma abordagem home office, com o gestor direcionando uma equipe a partir de um escritorio virtual, tendo a tecnologia como principal ferramenta de apoio.

Acompanhe as atividades dos membros de sua equipe e permita que eles acompanhem seu trabalho de maneira divertida, usando ferramentas de gerenciamento de projetos.

  1. Crie canais para interação direta

Os membros da equipe instalados em salas separadas podem se comunicar por meio de e-mails e serviços de mensagens instantâneas. No entanto, isso pode criar ruídos e até distanciar os profissionais envolvidos em um mesmo projeto.


Contudo, se você deseja reduzir o tempo entre uma pergunta e a resposta em um escritório de consultoria tributária, por exemplo, promova uma cultura de comunicação face a face entre os membros da equipe, mesmo que existam e-mails para formalização de alguns processos.

Quando as equipes trabalham juntas, é muito mais fácil oferecer sugestões, fazer perguntas, se comunicar e trazer insights. Isso leva a conclusão do projeto de forma muito mais rápida. 

Por isso, o ideal é que todos estejam em um mesmo ambiente ou integrados em uma mesma plataforma de contato, que seja ágil e em tempo real.

  1. Gestores e equipes devem estar na mesma página

Uma cooperação mais estreita entre os membros da equipe e os gestores é crucial para o sucesso dos projetos. 

Os trabalhadores de uma fábrica de filme stretch devem ser capazes de trazer suas preocupações e questões de trabalho facilmente à atenção da gerência e liderança.


Melhores ferramentas de comunicação e interações diárias também são ótimas para criar relacionamento. Elas motivam os membros do projeto a colocar o máximo de esforço no projeto e aumentar a produtividade.

  1. Promover a flexibilidade

A flexibilidade é o componente principal que separa os projetos ágeis dos tradicionais. 

As atividades, prazos e recursos podem ser flexíveis para projetos ágeis, e podem ser alterados ou redesenhados em qualquer estágio, conforme os objetivos são alcançados ou testes são feitos.

Em certos casos, até mesmo todo o escopo do projeto pode ser redesenhado em resposta a mudanças no ambiente, com a implementação de automatização industrial em uma linha de montagem.

Com isso, tem-se a garantia de que o projeto realmente atenderá as necessidades para as quais foi desenvolvido.


O gerenciamento de projetos deve construir métodos que encurtem o tempo entre a concepção e a implementação de mudanças importantes para o desenvolvimento de todo o trabalho, ao longo do tempo.

  1. Teste e aprimore sempre as entregas do projeto

Outra característica distinta do gerenciamento ágil é que o produto final não é entregue na conclusão do projeto, mas ao longo das atividades relacionadas ao trabalho, em períodos combinados, como semanalmente. 

Após a conclusão de cada etapa bem-sucedida dentro de serviços de uma assistencia tecnica Rinnai, o produto é atualizado e o cliente tem a oportunidade de testá-lo.

A implementação de mudanças contínuas e a adaptação do produto servem a dois propósitos. 

Primeiro, melhora a qualidade do produto. Em segundo lugar, garante que o cliente esteja ciente do progresso e totalmente integrado ao produto que está sendo criado.


  1. Foco no curto prazo

Em geral, o foco da gerência para um projeto abrange toda a extensão, desde o planejamento inicial até a entrega final. 

Para projetos ágeis para a fabricação de uma maquina de fazer velas preço, o gerenciamento deve ser focado em cada estágio, ocorrendo sucessivamente.

O objetivo deve ser reduzir o tempo entre o planejamento e a entrega do projeto. Isso significa que a equipe gasta mais tempo realizando o trabalho do que planejando para o futuro. 

O foco no curto prazo melhora a eficiência e eficácia do projeto.

  1. Construa o trabalho em torno dos membros motivados

A abordagem de projeto ágil é dar aos membros da equipe total liberdade para serem criativos e realizarem as tarefas do projeto como acharem melhor. 

As equipes podem ser autodirigidas e concluir o trabalho com métodos inovadores.

A autonomia leva a membros motivados que fazem um esforço extra para concluir as atividades do projeto, como a oferta de seguro de carros valor acessível aos clientes, mantendo os processos progredindo sem problemas.

Contudo, ao permitir liberdades aos membros da equipe sem certo grau de acompanhamento, existe o risco de que os projetos saiam do cronograma. 

Por isso, a gerência deve colocar alguns controles e intervir para orientar a equipe quando ela parecer estar saindo do rumo, estabelecendo, por exemplo, reuniões para apresentação de resultados.

  1. Promover planos de desenvolvimento sustentável

É comum que as equipes de projeto fiquem esgotadas quando estão trabalhando nas mesmas atividades por um período muito longo.

Isso acontece com mais frequência para projetos mais longos, que chegam a durar anos. A qualidade do trabalho também pode sofrer e se deteriorar depois de um tempo.

Para evitar que isso aconteça, o gestor pode atribuir trabalho em ciclos específicos, direcionando a tarefas curtas e produtivas, seguidas de um período de recuperação para a equipe. 

O gestor de projeto também pode alternar o trabalho entre os diferentes membros da equipe para que todos tenham a chance de aplicar habilidades variadas.

Além disso, é preciso escolher o ritmo certo para cada membro da equipe, dependendo da capacidade que cada um apresenta ao longo do trabalho. 

Geralmente, o melhor ritmo para um membro da equipe é aquele que oferece um desafio suficiente sem que ele se sinta sobrecarregado com o trabalho.

  1. Evite alvoroço do custo irrecuperável

Projetos ágeis são flexíveis e as atividades estão sempre mudando em resposta a fatores ambientais e solicitações do cliente, conforme as necessidades e melhorias identificadas.

Assim, os membros da equipe não podem investir demais em recursos que, por exemplo, não farão mais parte do produto ou projeto final. 

A partir da resposta de otimização ou testes feitos, assim que uma proposta não responder ao esperado e não puder ser ajustada, o ideal é que seja removida do escopo de atividade.

Para auxiliar nesse processo, é preciso ter uma diretriz política clara para remover tarefas que não são necessárias para a conclusão bem-sucedida do projeto. 

Isso ajudará a economizar custos na construção de um piso de concreto polido, por exemplo, e permitirá a conclusão bem-sucedida no prazo.

  1. Revise e adapte continuamente

A revisão e adaptação do projeto é um elemento crucial do gerenciamento ágil de projetos.

A equipe deve revisar continuamente como eles podem se tornar mais eficazes e melhorar a qualidade das entregas finais do projeto.

Se houver uma maneira melhor de desenvolver a atividade do que o plano atual, ela deve ser discutida, revisada e implementada para qualificar o resultado obtido.

O sucesso da gestão ágil

Desde a década de 2010, há um volume cada vez maior de histórias de sucesso relacionadas à metodologia ágil.

Com isso, evidenciou-se que as empresas melhoraram drasticamente o sucesso e o desempenho das equipes, bem como os projetos e produtos utilizando pontos-chave da metodologia de gestão.

Isso fez com que a gestão ágil fosse amplamente adotada em vários setores, incluindo mídia e tecnologia, grandes corporações e até mesmo o poder público.

Na realidade, porém, seguir apenas 10 princípios ágeis não é uma solução mágica para todos os problemas de desenvolvimento de produtos e serviços. 

O verdadeiro segredo é conhecer técnicas de vários métodos de desenvolvimento em cascata e ágeis, bem como o perfil da equipe e do produto desenvolvido.

Assim será possível selecionar e adaptar as melhores abordagens, identificando as mais apropriadas para qualquer situação em seu empreendimento.

Para fazer isso de forma confiável, com grau de sucesso e de maneira eficiente, é preciso ter experiência e habilidade. Para isso, pode-se iniciar em projetos menores para identificar as falhas e adequações.

Em projetos de software ágeis, por exemplo, o gerenciamento de projetos assume uma forma ligeiramente diferente, contando muito mais com as habilidades do gestor de projeto em comunicação, facilitação, coordenação e enfatizando muito menos planejamento e controle.

O desenvolvimento ágil pode ser uma abordagem muito empolgante e revigorante, embora alguns projetos se adaptem mais ao ágil do que outros. 

A colaboração e a visibilidade podem proporcionar uma experiência muito mais rica e recompensadora para as equipes desenvolverem ótimos produtos e serviços. 

Consequentemente, o desenvolvimento ágil pode ser muito mais agradável do que a abordagem em cascata, que requer muito mais documentação e é menos flexível. Quando as pessoas gostam de seu trabalho, é incrível o que elas podem alcançar.

Conclusão

As circunstâncias diferem amplamente entre indústrias, empresas, equipes e até projetos individuais. 

Portanto, cada um tem que encontrar o próprio caminho, e o gerenciamento ágil de projetos é ótimo nesse aspecto, pois você pode modificar, combinar, experimentar e descartar métodos diferentes. 

A tentativa e o erro valem totalmente a pena, porque insights valiosos e enriquecedores podem surgir mesmo de experiências relativamente mal-sucedidas.

Por conta disso, empresas voltadas para o futuro estão pensando fora da caixa e adotando o gerenciamento ágil de projetos para otimizar seu desenvolvimento e a criação de processos e produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy