Em cartaz até o dia 30, a exposição acompanha a trajetória do patrono da educação brasileira, com referências desde seu nascimento, em 1921. A mostra destaca, ainda o desenvolvimento do seu método de alfabetização que acabou ganhando dimensão internacional, sua circulação por diferentes países durante o exílio na ditadura
militar e sua atuação no retorno ao Brasil, onde morreu em 1997
A Ocupação Paulo Freire entra em sua última semana em cartaz no Itaú Cultural, onde pode ser visitada até o dia 30 de janeiro (domingo). A mostra foi aberta no dia 18 de setembro de 2021, véspera da comemoração do centenário de nascimento do educador pernambucano, considerado o patrono da educação brasileira. A curadoria é dos Núcleos de Audiovisual e Literatura e de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, com expografia de Thereza Faria.
Instalada na Sala Multiuso, no piso 2 da sede do instituto, na Avenida Paulista, a Ocupação Paulo Freire está dividida nos eixos Formação, Angicos, Exílio e Retorno. No conjunto, apresenta cerca de 140 peças, entre 60 fotografias que registram Freire nas mais diversas situações e localidades no Brasil e no exterior. Tratam-se de vídeos e dezenas de originais, desde o Livro do Bebê, feito pelos seus pais quando ele nasceu, até manuscritos de sua autoria, como À sombra desta mangueira, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia.
São originais, também, poemas e cartas, enviadas por ele e recebidas. Ainda, ali estão exibidas suas marginálias – notas e comentários escritos às margens de livros –, encontradas em publicações de autores como o pintor Johann Moritz Rugendas, Erich Fromm, Aldous Huxley ou Caio Prado Júnior. O material, que pertencia ao homenageado, hoje faz parte do conjunto nomeado pelo Instituto Paulo Freire como biblioteca pré-exílio.
O visitante também pode conhecer na Ocupação o trabalho de alfabetização de adultos feito pelo educador, o compartilhamento de saber e ideias sobre educação e conferir o mapa interativo intitulado Paulo Freire pelo Mundo, que mostra os mais de 30 países alcançados pela sua obra.
Para ter acesso ao material exibido na mostra e a conteúdos exclusivos, o público pode acessar o hotsite dedicado à Ocupação Paulo Freire dentro do site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/paulo-freire/
SERVIÇO
Ocupação Paulo Freire
Até 30 de janeiro, no piso 2, Sala Multiuso
Funcionamento do Itaú Cultural: terça-feira a domingo 11h às 19h
Não é necessário fazer agendamento de visita e a entrada é gratuita
Itaú Cultural
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural