Harmonização Orofacial: Como está associada à odontologia?

A harmonização fácil virou uma espécie de moda entre blogueiros da internet e por isso muitas pessoas sabem o que significa esse termo. Entretanto, você conhece e sabe o que é, de fato, uma Harmonização Orofacial (HOF)?

Diferente da harmonização facial, a HOF baseia-se em procedimentos menos invasivos que ocorrem em especial na região da boca, mas também são voltados à harmonização estética do rosto, como uma espécie de subcategoria da harmonização facial. 

Em 2019 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu essa técnica como uma especialidade da odontologia. 

Dessa forma, segundo a legislação regulamentada neste ano,o Cirurgião Dentista tornou-se reconhecido e autorizado para realizar esse procedimento, uma vez que este possui o conhecimento necessário e os pré-requisitos para tal. 

Essa técnica, também conhecida pela sigla HOF, é uma área de atuação da odontologia, realizada em uma clínica de dentista que tem conquistado cada vez mais espaço dentro do mercado.


Isso porque, essa área proporciona um espaço de criação para novas técnicas e cursos. 

Vale destacar que o número de procedimentos de harmonização orofacial vem subindo, revelando um excelente nicho de negócios para Cirurgiões Dentistas e tornando-se mais acessíveis à população em geral.

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de procedimento.

O que é harmonização Orofacial?

Esse procedimento tem como objetivo buscar o equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente que busca por uma harmonização, principalmente, pacientes que usaram aparelho transparente por muito tempo. 

Dessa forma, o procedimento se encarrega de corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais. Além disso, o HOF também pode contribuir para o bem-estar e saúde, auxiliando uma melhor autoestima.


Entretanto, assim como qualquer outro procedimento sério, para ser realizado é necessário fazer uma análise que levarão em consideração questões como a estruturas da face, sorriso e arcada dentária. 

Em suma, ao seguir todos esses passos, o profissional conseguirá elaborar um plano personalizado, a fim de atender todos os objetivos do paciente. 

Portanto, assim como qualquer outro procedimento, este é indicado para pessoas que se sentem incomodadas esteticamente falando em relação a um sorriso e rosto mais simétrico. 

Entretanto, somente um profissional, seja de consultório ou de uma clínica 24 horas dentista, poderá dizer se é válido realizar o HOF ou não.

Procedimentos que podem ser realizados em consultório

Confira a seguir, algumas das técnicas realizadas dentro da Harmonização Orofacial:


  • Toxina Botulínica;
  • Bichectomia;
  • Fios de sustentação; 
  • Preenchimento com ácido hialurônico.

Apesar de realizados em consultórios, é necessário ter consciência das contra indicações desses procedimentos.

Isso porque esse procedimento é contraindicado em casos de gravidez e amamentação.

A realização de uma HOF também não é recomendada na presença de irritações, vermelhidões ou acne, especificamente na região na qual será aplicada a técnica.

Vale dizer que pacientes que já tem algum problema dentário como cárie ou canal devem procurar um dentista para fazer canal antes de fazer este procedimento para tratar estes problemas antes de realizar uma HOF. 

Este procedimento pode ser contra indicado em casos onde há problemas bucais. 


Além disso, é importante ressaltar que é necessário procurar um profissional de renome para este e qualquer procedimento odontológico. Isso porque erros podem causar diversos estragos, como a perda de dentes ou a necessidade de procurar um dentista especialista em prótese para a colocação de próteses. 

Por último mas não menos importante, apesar de não ser considerada invasiva, a HOF ainda é um procedimento que se assemelha com uma cirurgia e por isso sempre haverá riscos à saúde, mesmo que em baixa porcentagem. 

Cuidados após o procedimento

Uma vez que o procedimento foi indicado por um dentista de confiança  a pessoa de fato realizou (de forma bem sucedida) o HOF, o procedimento não acabará por aí. 

Isso porque, após a finalização em consultório, esse procedimento ainda requer cuidados pós-tratamento, que devem ser levados a sério. 

Dessa forma, a falta desses cuidados pode arruinar um procedimento, mesmo que bem sucedido em um primeiro instante. Portanto, certifique-se de que você está tomando os cuidados necessários como: 


  • Repouso;
  • Uso de cosméticos específicos indicados pelo dentista;
  • Dormir de barriga para cima nas 5 primeiras noites;
  • Aplicar compressas de gelo para reduzir o inchaço;
  • Evitar atividades que exijam esforço físico;
  • Manter uma dieta equilibrada e saudável;
  • Retornar à consulta na data estipulada.

Portanto, tomando esses cuidados, o procedimento tem uma alta probabilidade de sair da forma planejada, diminuindo a assimetria de diversas regiões faciais, evitando que pacientes.

Entretanto, pacientes que já tem algum problema dentário como cárie ou canal devem procurar um dentista para fazer canal antes de fazer este procedimento para tratar estes problemas antes de realizar uma HOF.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy