A nossa boca pode ser um local em que várias doenças e problemas surgem. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que esses inconvenientes podem surgir através de uma simples placa bacteriana.
Dessa forma, para muitas pessoas essa questão é simples e fácil de resolver. Contudo, apesar de parecer inofensiva a princípio, esse mal pode ser o maior responsável por boa parte dos transtornos que afetam a saúde bucal.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre placas bacterianas, causas, sintomas, e o mais importante: como evitá-las ou combatê-las.
O que é placa bacteriana?
A placa bacteriana nada mais é do que uma espécie de película pegajosa e sem cor. Além disso, outra característica da placa é ser construída através de uma junção entre restos de comida e bactérias sobre os dentes.
Em suma, essas placas podem causar diversos problemas para a saúde bucal.
Dessa forma, o problema mais comum é a cárie e a gengivite.
Vale informar que a causa da placa pode ser agravada em pessoas que utilizam aparelho dental invisível.
Isso é acentuado porque o uso de aparelhos em geral facilita o acúmulo de restos alimentares, questão que não gera só a placa, mas também desencadeia diversos fatores como o mau hálito ou halitose.
Portanto, para saber se você possui alguma placa bacteriana é necessário saber que todos nós possuímos essa placa em algum nível. Isso porque, as bactérias estão presentes de forma natural na boca humana.
Assim, a placa torna-se um problema a partir do momento em que as bactérias passam a se aproveitar dos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos, bem como em nossa saliva, e acabam se desenvolvendo de forma perigosa.
Dessa forma, elas passam a causar cáries e estas, por sua vez, acabam atacando os dentes.
O resultado desses ataques pode resultar em diversos problemas e muitas dores, chegando a tal ponto que será necessário que o paciente coloque facetas de resina, conhecidas também como lentes para os dentes.
Importância de tratar a placa bacteriana
Uma vez descoberta, é muito importante que a placa bacteriana seja tratada e retirada, antes que ela possa gerar estragos.
Isso porque, além da cárie, a placa bacteriana pode chegar a irritar a gengiva causando gengivite, doença que faz a gengiva inchar e sangrar.
Assim como, a placa também pode causar periodontite e perda dos dentes, fazendo com que o paciente precise buscar uma clínica de implante dentário.
Tratamentos e prevenções
A placa bacteriana pode ser impedida de se formar, bem como, ela pode ser removida regularmente para evitar seus efeitos negativos e assim minimizar problemas como a formação de tártaro.
Dessa forma, o jeito mais tradicional de evitar a placa bacteriana é prezando por uma higiene bucal adequada e caprichada, principalmente em casos se você fizer o uso de aparelho dental de porcelana. Isso porque os aparelhos em geral podem favorecer a criação de placas.
Além disso, é possível evitar placas regulando sua alimentação como: evitar alimentos ricos em glicose (açúcar) e amido. Isso porque esses alimentos aumentam a possibilidade de formação de placas, cáries, entre outros problemas bucais.
Considere também estimular as glândulas salivares, uma vez que a saliva pode remover as bactérias dos dentes constantemente durante o dia.
Portanto, o hábito de lavar a boca com água após cada refeição pode aumentar a quantidade de saliva na boca e assim minimizar a formação de placa bacteriana na boca ao longo prazo.
Vale informar que, segundo pesquisas da Associação Americana de Odontologia (ADA), ter o hábito de mascar chiclete sem açúcar por 20 minutos depois de comer pode prevenir a formação de placas e cáries.
Resumindo: é possível evitar as placas das seguintes formas:
- Escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia;
- Usar fio dental para remover a placa entre os dentes;
- Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido;
- Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exames.
Entretanto, se a placa bacteriana já é uma realidade para você, é possível buscar tratamentos através de um dentista profissional, que pode sugerir limpezas e até mesmo clareamento dental.
Além disso, o dentista também pode raspar o tártaro que você não consegue remover e verificar se há sinais de cárie ou doença periodontal.
Em suma, colaborar com os profissionais de odontologia pode ajudar a deixar sua boca tão saudável.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.