Como relaxar a musculatura?

O relaxamento muscular é de certa forma o alivio da tensão muscular por um tempo. É nada mais, nada menos que a distensão da musculatura que pode acontecer com a ajuda de exercícios, técnicas de relaxamento ou remédios.

Ela ocorre quando existe uma redução da concentração de cálcio nas células, responsável pela contração das fibras musculares, que permanecem nessa situação de tensão por causa de algum estímulo nervoso (seja ele físico ou emocional).

Por esse motivo, o relaxamento muscular é essencial para o funcionamento adequados das fibras. É através do relaxamento conseguimos nutrir mais a fibra e evitar sua fadiga. Principalmente porque, quando está sob tensão, o risco de sofrer lesões e causar dor é bem maior.

Porém, o cálcio não é o único motivo para acontecer a contração e o relaxamento dos músculos. Existe ainda diversos fatores que influenciam nesse ponto, como agentes físicos, agentes químicos e psicológicos.

Logo, o importante é detectar o que está ocasionando certa tensão muscular e trabalhar nela. Se a tensão estiver sendo causada pelo excesso de cálcio, o ideal é equilibrar a concentração dele para que seja resolvido o problema. Ao mesmo tempo, é possível realizar alguns métodos de relaxamento que são capazes de distender o músculo temporariamente.

Momento ideal para relaxar

Métodos de relaxamento muscular podem ser realizados dentro de casa.

Geralmente, a hora do dia em que esse relaxamento deve ser feito é durante o sono profundo. Nessa hora, desligamos nosso sistema de vigília e podemos relaxar e potencializar as atividades sobre a fibra muscular.

Para aqueles que não conseguem ter um sono mais profundo, acaba acordando cansado, pois não teve a chance de ter o relaxamento muscular apropriado, e a tendência é causar uma fadiga crônica na fibra.

Relaxantes musculares

Algumas pessoas pensam que apenas os remédios são relaxantes musculares. Mas, há vários tipos, os principais são:

1- Massagem

Provoca um aquecimento na região que melhora a circulação sanguínea, ajudando no relaxamento do músculo tensionado.

2- Alongamento

Desempenha uma distensão das fibras musculares, ocasionando um alivio e relaxamento do músculo.

3- Práticas de contração muscular leve

Causa uma leve contração dos músculos, que favorece o relaxamento daquela contração sustentada pela musculatura.

4- Bolsa de água quente

Esse técnica causa um aquecimento do músculo aumentando o fluxo sanguíneo na região, o que ajuda a relaxar as fibras musculares.

5- Medicamentos

Há vários remédios capazes de relaxar o músculo. Para ter conhecimento de qual é o melhor para cada caso, o ideal é sempre buscar um médico. Também é fundamental relembrar que o relaxamento muscular em si não possui ação analgésica sozinho.

De acordo com especialistas, a eficácia dos medicamentos com esse intuito é bastante semelhante e varia conforme a quantidade ingerida.

Logo, embora seja seguro tomar remédio considerando que é um relaxante muscular, tem algumas contraindicações que devem ser repensadas antes. Por exemplo, pessoas que tem arritmia cardíaca, não pode usar qualquer relaxante. Por esse motivo, a escolha dependerá de cada pessoa e patologia.

Relaxante muscular dá sono?

Ademais, a maioria dos relaxantes musculares dão sono, segundo especialistas. Alguns dão mais que outros e o efeito “sonolento” vai depender do organismo de cada um.

Técnicas de relaxamento muscular

1- Alongamento

A prática de alongamento auxilia no relaxamento muscular.

Realize um alongamento puro, isto é, alongue a musculatura que quer relaxar e permaneça nessa posição por cerca de 1 minuto.

2 – Automassagem

A automassagem é considerada uma técnica bastante eficiente na obtenção do relaxamento muscular. Ela pode ser realizada com suas próprias mãos ou com objetos, como uma por exemplo uma bola de tênis que pode ser pressionada na área afetada.

Caso você não consiga fazer uma automassagem, o ideal é pesquisar uma clínica de massoterapia no RJ. Pois, são consideradas as melhores do país.

3- Liberação de ponto gatilho

Esse método consiste em encontrar um ponto doloroso na musculatura que está contraída e fazer uma pressão com muita força utilizando o dedo. É recomendado fazer uma pressão por aproximadamente 1 minuto, ou até que a dor da pressão termine.

Esse método faz com que o ponto gatilho fique relaxado, ocasionando um alivio na contração de todo o músculo.

4- Meditação conduzida

A meditação favorece o controle da mente e seus impulsos provocantes, que podem causar as tensões musculares. Você pode buscar vídeos, aplicativos e até livros para praticar.

5- Yoga

A Yoga é outro método que ajuda no controle mental. Favorece bastante o treinamento do sistema nervoso regulador e ajuda a relaxar todo o corpo.

Related Posts

© 2022 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy