Como cuidar bem da sua saúde? Veja algumas dicas

Como se proteger efetivamente de doenças? Aprenda aqui algumas dicas que vão ajudar a te manter mais saudável por muitos anos

Princípio 1: Você é o que você come

Uma dieta saudável é uma dieta variada que fornece ao corpo todos os nutrientes necessários, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Se queremos uma alimentação saudável, devemos ajustar o teor calórico das refeições ao nosso sexo, idade e atividade física. Infelizmente, muitas vezes comemos demais, excedendo significativamente nossas necessidades diárias de energia.

Coma regularmente

Os nutricionistas recomendam fazer 5 pequenas refeições ao dia, de preferência em horários fixos e com intervalo de 3 a 4 horas entre elas. Por que isso é tão importante? Um organismo que recebe nutrientes regularmente não os converte em tecido adiposo.

Por sua vez, ao “perceber” que não conseguirá alimento por muito tempo, ele o armazenará na forma de tecido adiposo na primeira oportunidade. Dietas restritivas não são, portanto, a melhor ideia. Elas podem até nos prejudicar mais do que ajudar.


Evite alimentos processados

Alimentos processados ​​e fast foods devem ser evitados na dieta. Lembre-se de hidratar adequadamente seu corpo. A quantidade de líquidos que devemos beber diariamente depende de muitos fatores, incluindo sexo, idade, peso e atividade física.

A ingestão de líquidos na dieta diária de mulheres adultas deve ser em média de 2 litros e de 2,5 litros para homens.

Mastigue bem a sua comida

Recentemente, fala-se cada vez mais não apenas sobre o que comer, mas também como comer. Devemos lembrar que a digestão começa na boca. Isso se deve à presença de dentes que trituram os alimentos e a amilase salivar, uma das enzimas digestivas do sistema digestivo humano.

E justamente porque a digestão dos alimentos começa na boca, é muito importante que seja bem mastigado. Caso contrário, corremos o risco de indigestão.

Ao comer devagar, também enganaremos um pouco o estômago. Parecerá a ele que recebeu muita comida (porque comemos por tanto tempo) e enviará um sinal ao cérebro de que já está cheio.


Princípio 2: Uma mente sã em um corpo são

Não apenas o que comemos, mas também se somos fisicamente ativos determina nossa saúde. Além disso, cuidar da saúde mental vem se tornando cada vez mais essencial em um mundo tão agitado.

Não só endorfinas

A atividade física sistemática tem um efeito muito positivo em cada um dos sistemas do corpo. O exercício físico acelera o crescimento em crianças e auxilia na mineralização óssea adequada.

Isso os torna mais fortes e menos suscetíveis a lesões. Além disso, os exercícios físicos tornam as articulações e ligamentos mais flexíveis, melhorando sua mobilidade e fortalecendo os músculos. Exercícios físicos bem escolhidos também permitem corrigir defeitos de postura e prevenir a formação de novos.

Para se manter saudável, apenas 30 minutos de exercício moderado são suficientes. É melhor escolher uma atividade que gostemos, como caminhada, natação, academia, ciclismo, corrida ou patins. Desta forma, o movimento também se tornará uma excelente forma de descanso.

Não pense apenas no trabalho

O trabalho profissional pode trazer grande satisfação, no entanto, focar apenas nisso não terá um efeito benéfico em nossa saúde. Todos os dias devemos ter um momento para descansar e nos divertir e passar tempo com nossa família.


Pelo menos uma vez por ano, também devemos poder tirar férias de 2 semanas. Uma pausa no trabalho e nas tarefas diárias permitirá que você acalme seu corpo e “recarregue suas baterias”.

Princípio 3: Elimine o álcool e não fume

Quase todo mundo sabe que beber álcool e fumar cigarros aumenta o risco de câncer e doenças cardiovasculares. O preocupante é que, apesar de estarmos bem cientes da nocividade desses estimulantes, ainda os procuramos.

O álcool consumido em grandes quantidades aumenta a pressão sanguínea e perturba o funcionamento do coração, aumentando assim o risco de ataque cardíaco. 

Além disso, prejudica os processos digestivos e reduz o apetite. O álcool também sobrecarrega muito o fígado, que realmente precisa trabalhar duro para metabolizá-lo.

Portanto, as pessoas que consomem álcool habitualmente freqüentemente desenvolvem cirrose hepática. Até agora, nenhuma dose segura de álcool foi estabelecida, cada uma pode ter um efeito negativo no corpo.


Parar de fumar

Se queremos nos manter saudáveis, devemos absolutamente evitar fumar. Mesmo o fumo passivo tem um efeito negativo no corpo. Fumar cigarros, seja ativo ou passivo, resulta em muitos problemas de saúde. Promove hipertensão, aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e câncer. 

Também aumenta o risco de úlceras estomacais e acelera o desenvolvimento da osteoporose. Fumantes inveterados frequentemente se queixam de tosse crônica e asfixiante, problemas de sono, piora do paladar, disfunção sexual ou dificuldades em conceber uma criança.

Tudo isso é efeito de mais de 4.000 produtos químicos tóxicos contidos na fumaça do cigarro.

Hoje existem muitas alternativas para quem busca parar de fumar. O ideal é procurar um médico, ele pode indicar os melhores métodos.

São diversos produtos farmacológicos que você pode comprar com cupom de desconto ultrafarma, e também adesivos, terapias, atividades alternativas. 


Cuide-se bem!


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy