Para o sucesso de qualquer empreendimento é importante conhecer e entender mais sobre alguns termos do marketing, de modo a se aperfeiçoar e criar estratégias e ações que ajudem no sucesso do negócio.
Seja para os iniciantes ou para quem já entende um pouco de marketing digital, nem sempre é fácil entender todos os termos, mas com uma boa pesquisa é possível conhecer melhor alguns dos termos e aplicá-los da melhor maneira no planejamento e estratégias de marketing e ao se comunicar com as equipes responsáveis pelas estratégias.
Um bom planejamento de marketing permite que os empreendedores se organizem adequadamente quanto às publicidades, conhecimento do negócio e do público, traçando e alcançando objetivos com mais clareza, proporcionando sucesso a marca.
Além disso, possibilitam uma melhor gestão de capital para as campanhas e ações de marketing, fazendo com que aconteçam conforme o planejado e gerem resultados positivos aos negócios de aluguel de empilhadeira, por exemplo.
Por isso, confira os termos principais dessa área a seguir e garanta reuniões e estratégias ainda mais efetivas para seu negócio.
Marketing Digital
O conceito de marketing digital consiste em utilizar várias técnicas para atrair clientes e fechar negócios, seja para um profissional ou empresa. Contudo, o marketing digital visa realizar essas ações com o foco na internet.
Com o crescimento do acesso à internet, as pessoas estão cada vez mais dependentes de aparelhos eletrônicos e do ambiente digital, o que otimiza diversas rotinas, mas demanda adaptação das empresas para os novos modelos de consumo nesses ambientes.
Inclusive, exatamente por essa maior presença online, esse se tornou um dos melhores canais para ser explorado, em que as ações de marketing podem ser divulgadas, segmentadas e mensuradas, trazendo resultados de mais qualidade.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos métodos do inbound marketing, ou marketing de atração, sendo uma parte essencial desta técnica que visa fazer com que o cliente localize e inicie o contato com a marca.
Para isso, envolve o planejamento, produção e distribuição de conteúdos focados em atrair e engajar o público-alvo, de modo a ampliar a base de clientes.
Esta é uma excelente estratégia para diferentes negócios, seja empresas de segurança patrimonial ou mesmo uma loja de bijuterias.
Os benefícios desta técnica consiste em:
- Educa o mercado;
- Alcança público mais qualificado;
- Amplia as oportunidades de vendas;
- Reduz o Custo de Aquisição de Clientes;
- Aumenta o engajamento da marca;
- Melhora o tráfego do site.Inbound Marketing
A concepção de Inbound Marketing é focada em atrair, converter, vender e encantar clientes por meio de ações mais “passivas”, sejam elas orgânicas ou pagas, bem como a nutrição adequada da base de clientes.
Conhecido como marketing de atração, esta técnica permite criar um bom relacionamento com os clientes, graças às estratégias em redes sociais, marketing de conteúdo e SEO, possibilitando fidelizar esses usuários.
As principais características do inbound são o engajamento, comunicação aberta e um relacionamento duradouro com o cliente, bem como a possibilidade de fazer com que seu produto ou serviço seja encontrado com mais facilidade pelo público.
Já sobre os benefícios do inbound marketing pode-se ressaltar o ciclo de vendas mais curto e a possibilidade de alcançar o público correto para o negócio, de forma qualificada.
Além disso, aumenta o poder de persuasão, mensuração dos resultados em tempo real e ampliação das vendas de cortinas blackout.
CTA
Call to Action, em português chamada de ação, é uma espécie de convite para que os visitantes de uma página tomem alguma atitude, logo após interagir com o conteúdo, como realizar uma ligação, comprar um produto ou assinar a newsletter.
A CTA deve ser o último elemento que a pessoa visualiza antes de tomar alguma ação. Sendo assim, a chamada precisa ser interessante e irresistível a ponto de convencer o indivíduo de que a oferta vale a pena.
Persona
Um dos termos mais mencionados no marketing digital, a persona representa o cliente da marca e tem um papel muito importante nas estratégias, afinal, é a partir dela que se define de modo assertivo todas as ações que serão desenvolvidas e como o cliente será impactado
Conhecido também como buyer persona, é uma representação semi-fictícia do cliente ideal da empresa, devendo ser elaborada com base nos comportamentos, dúvidas e interesses já identificados no público.
Ao contrário do público-alvo que oferece informações mais amplas sobre quem são os clientes e potenciais clientes, a persona possibilita o acesso a dados mais detalhados sobre quem são os clientes, algo que ajuda no desenvolvimento de ações e estratégias mais efetivas.
Lead
O lead é todo potencial cliente do negócio. Basicamente, os leads chegam até a sua empresa através de uma visita, seja no site, blog ou redes sociais e passam a interagir e demonstrar interesse nos serviços.
Para nutri-los, os profissionais de marketing desenvolvem conteúdos de qualidade que apresentam soluções que geram valor ao público, de forma mais direcionada e estreitando a relação.
Considerando que cada lead tem um processo de decisão diferente, o funil de vendas é utilizado para determinar o tipo de conteúdo que melhor se encaixa ao lead, levando em conta os seus interesses e potencial de compra.
Funil de vendas
O funil de vendas consiste em um modelo estratégico que considera as etapas que o cliente percorre, desde o primeiro contato, para que realize uma compra.
Algumas empresas estendem o funil e realizam processos de pós-venda que ajudam na fidelização dos clientes. Basicamente, as etapas do funil são especificadas como:
Topo de funil
É o momento de aprendizados e descobertas. Esta etapa é conhecida como a da consciência, pois as pessoas são indiferentes às suas próprias necessidades.
Elas não estavam em busca de produtos ou serviços, justamente porque não entendiam ou ao menos sabiam que tinham esta demanda.
Fornecer materiais e conteúdos que ajudam os visitantes a entenderem as suas necessidades é um ótimo passo para se tornar um especialista, sendo esses materiais mais generalistas.
Com materiais de qualidade é possível educar esses visitantes e introduzi-los ao funil, de modo a levar esses usuários a evoluírem na jornada de compra ao obterem mais informações sobre o tema pesquisado e suas possíveis soluções, chegando à próxima etapa.
Meio de funil
É o marco que diferencia a primeira etapa da segunda e é o estágio no qual os visitantes já reconhecem o seu problema ou necessidade.
Após ler muito sobre o assunto e reconhecer que tem uma demanda, a pessoa sai em busca de soluções. É nesta hora que a sua empresa pode apresentar dicas interessantes que ajudam na questão, trazendo potenciais soluções para o problema apresentado.
Nesta etapa, os profissionais já estão lidando com leads que tiveram alguma interação com os conteúdos da sua assessoria contábil e forneceram informações de contato em troca de algum conteúdo ou informação, podendo realizar ações e contatos mais efetivos, ou direcionar materiais mais específicos para que o lead evolua em sua jornada de compra.
Considerando que o lead não sabe como resolver o problema e pensa sempre em várias soluções, é importante não trazer – diretamente – o produto/serviço da empresa como única resposta, mas sim destacar os diferenciais frente a outras opções, para que o usuário tome essa decisão.
Neste momento, ser sincero dizendo quando é o momento de comprar ou até oferecendo novos conteúdos para qualificá-los e obter mais dados sobre os potenciais clientes é crucial para levá-lo à próxima etapa do funil.
Fundo de funil
É o momento de decisão de compra, em que os profissionais estão lidando com leads qualificados, ou seja, que já passaram por todo processo de educação e o setor de marketing determinou que já podem receber contato direto de um vendedor, estando aptos/prontos a adquirirem o produto.
O MQL (Marketing Qualified Lead ou Leads Qualificados pelo Marketing – ou seja, que já foi nutrido o suficiente para realizar o contato de venda) sabe que tem uma demanda que não conseguirá resolver sozinho e entende que precisa contratar um serviço.
Ao seguir todos os passos corretamente, a pessoa enxerga a sua empresa como uma referência, algo que aumenta as oportunidades de negociação. Essa dica vale para diversas empresas, desde uma de digitalização de documentos até grandes marcas de produtos para casa.
Para cada etapa do funil, há diferentes formatos de conteúdo, com linguagem apropriada ao público e canal, que ajuda a atingir os objetivos e metas.
SEO
Um termo muito utilizado no Marketing Digital é o SEO (Search Engine Optimization) que consiste em um conjunto de mecanismos e técnicas que são adotadas em sites e conteúdos para otimizar as páginas de uma empresa de orçamento de obra.
Assim, o SEO é caracterizado por um conjunto de ações que ajudam o seu site ou blog a conquistar as melhores posições nos resultados de busca do Google e outros buscadores.
Com as técnicas de SEO, a navegação das páginas se torna mais simples e eficiente, além de ter os rastreadores do Google identificando os sites e páginas mais relevantes, fazendo com que estes fiquem nas primeiras posições como respostas para as pesquisas.
O uso de palavras-chave é outro detalhe importante do SEO, pois elas ajudam a deixar os conteúdos em destaque, seja pela melhor leitura dos algoritmos, segmentação adequada dos textos ou mesmo a aplicação de termos semelhantes/iguais aos usados pelo público.
Isso porque a ferramenta identifica que o material apresenta uma boa experiência de navegação e tem potencial para sanar da melhor forma a dúvida que o usuário inseriu no campo de busca.
Ou seja, conforme a busca das pessoas, digitando as palavras, isso pode aumentar as chances de os usuários chegarem até o seu site.
Pessoas em busca de revestimentos, por exemplo, podem digitar “projeto elétrico residencial” ao realizarem a pesquisa e podem encontrar vários sites com soluções interessantes, e o ideal é que sua marca esteja entre os resultados.
Para isso, ele precisa usar termos relacionados a esse piso e agregar informações, inclusive o valor do material, para esclarecer questões de uso e qualidade do material para o potencial cliente que realizou a busca.
Os investimentos em SEO podem render os seguintes ganhos:
- Melhora o tráfego para os sites;
- Aumenta a autoridade da marca;
- Proporciona um tráfego qualificado;
- Traz retorno de modo contínuo e a longo prazo;
- Melhora as taxas de conversão;
- Ajuda no funil de vendas.
Com diversos benefícios interessantes, conhecer e incorporar o SEO na sua marca é o modo de conquistar mais clientes, fazer boas vendas e ter muito sucesso.
Landing Page
A landing page é uma página de conversão, ou seja, uma página de ofertas ou “aterrissagem”, em que há uma proposta de troca de valor para os usuários e a marca (como dados em troca de um contato).
Assim, podem ser oferecidos conteúdos e até a proposta de serviços ou produtos, como uma assessoria contábil, em troca de informações que melhorarão a qualificação do usuário, a base de contatos e o processo de venda como um todo.
Portanto, conhecer os principais termos de marketing é o modo de desenvolver as estratégias e ações para aumentar as vendas do seu negócio e, assim, ter excelente lucratividade e crescimento no segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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