Uma das causas principais que levam as pessoas a procurar por atendimento odontológico é a busca por um sorriso bonito. Há tempos que a tecnologia vem evoluindo para que os tratamentos fiquem cada vez mais eficazes e discretos, como no caso do aparelho de porcelana.
Durante a infância, é muito comum que os pequenos ao passarem em consulta recebam a indicação para fazer uso de aparelhos odontológicos.
Pois nessa faixa etária o tratamento tende a ser mais rápido e com resultados melhores pois a estrutura ainda está em formação.
As crianças não estão ainda pensando em relação a estética, entretanto quando falamos da população adulta, a imensa maioria preocupa-se com a aparência.
Sendo assim, este artigo tem como objetivo demonstrar as vantagens que o aparelho dental de porcelana possui quando pensamos em eficácia e estética do tratamento.
O que é o aparelho de porcelana e qual sua diferença para o convencional?
Os diversos tipos de aparelhos tem como função alinhar a estrutura dentária com base na força mecânica que os elásticos impõem.
O aparelho é, portanto, composto de alguns adereços que conectados realizam o movimento gradual dos dentes para a posição preestabelecida. Assim, conforme os dentes vão se movendo, os ossos da estrutura modificam sua posição.
Podemos dizer então, de forma genérica, que existem os bráquetes, peça que estará fixada com resina aos dentes, conectada umas às outras por fios metálicos e elásticos, responsáveis pelo movimento de tração.
A diferença básica entre o aparelho de porcelana e os convencionais está no fato de que os bráquetes sempre foram feitos de metal, assim como os fios.
Entretanto, as inovações permitiram que os bráquetes agora sejam feitos de porcelana, além dos fios poderem ser os mais translúcidos possível, trazendo a discrição necessária para que muitos decidam aderir ao tratamento.
A porcelana tem sido utilizada com esse propósito pela cor do seu material, muito similar ao branco natural dos dentes como pode ser observado em buscas por tratamentos como facetas de porcelana antes e depois.
Quais as vantagens do aparelho de porcelana?
Como já dito, esse tipo de aparelho ortodôntico é muito mais discreto do que o convencional, sendo muito procurado por adultos que buscam o tratamento e não querem exibir um sorriso metálico.
Entretanto, não é só a estética que evolui, as peças hoje em dia tem uma durabilidade e funcionalidade muito evoluídas também.
Pode-se dizer que as principais vantagens incluem:
- O tratamento pode ser mais rápido que o comum;
- A porcelana possui ótima durabilidade e resistência;
- Oferece os mesmos resultados que os de metal;
- Permanecem transparentes durante todo o tratamento.
Este último tópico porém tem uma ressalva, embora a porcelana, como as utilizadas em lente de contato dente mantenha de fato a transparência, os elásticos utilizados podem ficar amarelados conforme o hábito alimentar, em dietas com comidas muito pigmentadas, ou uso de tabaco, por exemplo.
Tratamento, manutenção e higienização
O processo de tratamento com uso de aparelhos será indicado sempre que em consulta o dentista diagnosticar falhas na estrutura do alinhamento dos dentes.
Os novos aparelhos de hoje em dia contam também com uma tecnologia de mapeamento 3D. Permitindo a visualização do resultado final, tal como maior precisão na aplicação e manejo.
Durante o tempo que for utilizado, consultas periódicas serão agendadas para que o profissional analise se o desenvolvimento do tratamento está obtendo os resultados esperados, realizando alguns ajustes durante o processo.
Eventuais problemas de quebra também são reparados com a urgência necessária para que os dentes não fiquem muito tempo sem a pressão dos fios tracionando.
Pois isso pode fazer com que os dentes voltem à posição anterior, fazendo com que o tratamento demore mais.
Quanto aos elásticos, se adquirirem manchas ou coloração amarelada, podem ser trocados também durante uma consulta.
Por último, mas de extrema importância está a correta higienização bucal, que compreende uma escovação sempre após as refeições, uso de fio dental para retirar as sobras alimentares que fiquem presas, uso de creme dental fluoretado, escovação da saburra lingual e bochecho com água ou enxaguantes.
Assim como para aqueles que fazem uso de facetas de porcelana, quem faz uso de aparelho deve redobrar a atenção na higienização, pois ambos estão aderidos aos dentes e podem ser fonte de acúmulo de restos de alimentos e consequentemente de bactérias.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.