6 dicas de endomarketing e comunicação interna para engajar os funcionários

Ter colaboradores engajados e comprometidos com as questões da empresa é importante para o crescimento dos negócios. Na prática isso pode ser desafiador, mas com dicas de endomarketing e comunicação interna é possível melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores e ter excelentes resultados.

Para isso, entender o conceito de endomarketing e comunicação interna é fundamental, bem como acompanhar as ideias trazidas por esses conceitos, ajudando no crescimento dos negócios de forma a ter ótimos ganhos no mercado.

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia focada em marketing institucional, ou seja, em ações internas na empresa. 

Conhecido como marketing interno, a ação consiste em melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, proporcionando uma equipe mais engajada com as questões e objetivos da empresa, além de reduzir o turnover (índice de rotatividade).

Os investimentos nesta estratégia estão diretamente relacionados à influência dos colaboradores na empresa e em seus resultados, visando reforçar a missão e a motivação.


Assim, devido ao fato dos profissionais terem um contato diário com os processo e objetivos/metas, isso os tornam mais aptos a opinarem e também influenciarem as pessoas a respeito da marca, sendo importante que estejam satisfeitos com o negócio.

Quando os colaboradores estão satisfeitos com as condições que a empresa de cabeamento de rede ou de outras áreas oferecem, eles tendem a falar mais sobre os benefícios e vantagens para os amigos e familiares.

Apenas esse ato de falar faz com que as pessoas passem a ter uma percepção diferente do negócio e passem a enxergar a empresa de forma mais humana, desenvolvendo um sentimento positivo pelo empreendimento.

Com o surgimento de novas empresas diariamente no mercado, é importante pensar em influências positivas, considerando que grandes empresas se destacam no mercado utilizando o poder do endomarketing. 

Sendo assim, é interessante entender o conceito e como ele pode ajudar a se destacar no mercado para conquistar ótimos ganhos.


Como o endomarketing funciona?

O trabalho diário com o endomarketing é cheio de desafios, principalmente para as empresas que pensam que o marketing é uma estratégia que deve ser aplicada apenas com o público externo, ou seja, os clientes.

Algumas empresas já entendem a importância dos seus colaboradores têm mais chances de criar uma comunicação eficiente e assim tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e participativo.

No entanto, para conseguir ótimos resultados os setores de RH (Recursos Humanos) e marketing precisam atuar alinhados para aumentar as oportunidades e o compromisso com o bom relacionamento com o colaborador, promovendo benefícios diversos.

RH e Marketing 

O RH é considerado um dos setores estratégicos das empresas, sendo responsável pelo contato com os funcionários e na identificação dos principais desafios que a companhia terá de enfrentar para proporcionar melhores condições.

Sendo assim, os dois setores (RH e marketing) precisam sempre dialogar para criar estratégias e encontrar soluções que ajudem nos problemas enfrentados, promovendo uma comunicação única e atividades mais direcionadas a promoção do bem-estar e engajamento. 


Os profissionais do RH precisam estar atentos às necessidades dos colaboradores e transformar os problemas em oportunidades de melhorias, além de atuar para promover um bom ambiente de trabalho para as pessoas que fazem parte da empresa.

O endomarketing ajuda a motivar os colaboradores, fazendo com que eles se sintam importantes na empresa, que realmente fazem parte de decisões, colaborando com os processos de crescimento de uma fábrica de brindes para personalizar atacado.

Isso acontece com a união do marketing com o RH, desenvolvendo práticas para a interação dos colaboradores e criando atividades diárias que geram motivação nas equipes.

Criar ações que envolvem a participação da família junto à empresa, investir em capacitação e treinamentos, valorizar o desempenho individual e coletiva são opções que podem compor o plano de endomarketing, conforme o perfil dos profissionais.

Além disso, é possível estimular a troca de experiências entre os colaboradores, mostrando a percepção positiva da empresa e o respeito pelo excelente trabalho realizado pelas equipes, oferecendo benefícios diversos também.


Diferenças entre comunicação interna endomarketing

Muitas pessoas confundem os termos comunicação interna e endomarketing por ambos envolverem o público interno e por serem muitas vezes aplicadas em conjunto.

Contudo, apesar de complementares, os conceitos apresentam ideias diferentes.

A comunicação interna envolve procedimentos de informação. Basicamente é utilizada para transmitir informações relevantes da empresa por meio dos canais internos ou das lideranças para os colaboradores.

Deste modo, as equipes podem receber as informações que são transmitidas pelos canais oficiais, tomando atitudes alinhadas com a empresa.

Já o endomarketing está relacionado à interação e ao incentivo ao pleno relacionamento entre a empresa e os colaboradores. 


Sendo assim, o termo não se refere apenas à maneira como os funcionários vão receber as informações da empresa, mas sobre as ações que são desenvolvidas para promover um bom relacionamento dos líderes e outros profissionais com as equipes.

O grande foco do endomarketing é o alinhamento de metas, feedbacks e objetivos, a integração. Isto posto, é importante entender as diferenças é fundamental para não confundir as estratégias na empresa.

Outro ponto interessante é que o endomarketing está mais focado em ações a longo prazo, diferente da comunicação interna que trabalha com ações de forma imediata. 

O importante é que ambas visam os benefícios para empresas de teste hidrostático tubulação e de outros segmentos, proporcionando ótima lucratividade e organização. Inclusive, a comunicação mais efetiva pode ser um dos componentes do plano de marketing.

Benefícios do endomarketing nos negócios

Existem vários pontos positivos em investir no endomarketing para as empresas, são os principais:

  • Gerenciamento otimizado e alinhamento;
  • Excelente engajamento das equipes;
  • Colaboradores mais satisfeitos e motivados;
  • Melhoria na produtividade;
  • Manutenção e desenvolvimento dos talentos;
  • Crescimento no mercado;
  • Atração de talentos qualificados;
  • Melhora a imagem da empresa.

Estes e outros benefícios podem ser aproveitados ao investir nas estratégias de endomarketing. 

Inclusive, o conceito e as dicas da estratégia podem ser implementadas por diferentes negócios, como serviços terceirizados de limpeza e comércios diversos.

Dicas de endomarketing para o sucesso da sua empresa

Conhecer algumas dicas e implementá-las adequadamente impacta diretamente no crescimento e sucesso das empresas.

As principais dicas e ações de endomarketing consiste em:

  1. Crie ações para melhorar a comunicação interna

As empresas que desejam implantar o endomarketing, muitas vezes não tem uma comunicação interna bem desenvolvida. 

Isso não significa o envio de e-mails padrões ou colocar um quadro de gestão à vista para que todos visualizem.

Quando o assunto é comunicação interna, é necessário ir além disso.

Deste modo, desenvolver ambientes nos quais os funcionários possam ser ouvidos e também colaborar com ideias, por exemplo, é uma maneira de ter excelentes feedbacks e sugestões para a empresa de medição ôhmica

Isso fortalece a cultura do envolvimento na tomada de decisões e pode deixar os funcionários mais animados.

  1. Elabore políticas de benefícios

A famosa frase “é dando que se recebe” é aplicável para na realidade das empresas. 

Isso significa que a empresa pode ir além de vales alimentação, sendo possível encontrar formas de premiar e reconhecer o trabalho dos colaboradores que executam ações positivas na companhia.

Estratégias lançadas, metas cumpridas e soluções para o dia a dia da empresa podem ser destacadas para mostrar reconhecimento e estimular os demais colaboradores a levantarem melhorias. 

Todos estes fatores são motivos para demonstrar para os colaboradores o quão importante ele é para a companhia.

Alguns exemplos de benefícios que a empresa pode investir e oferecer para os funcionários são:

  • Planos de telefonia e internet;
  • Plano odontológico;
  • Seguro saúde;
  • Vale-cultura;
  • Auxílio-creche;
  • Convênio com academias e farmácias;
  • Descontos para graduação e pós-graduação.
  1. Invista em capacitação e treinamento

Uma equipe de colaboradores atualizados e por dentro das tendências do mercado é algo muito positivo para processos de gestão financeira para pequenas empresas e negócios em diferentes áreas.

Deste modo, oferecer cursos de capacitação e treinamentos com frequência é o modo dos colaboradores ficarem em constante aprendizado e promovendo otimizações ao negócio, além de fidelizar esses colaboradores.

Esta ação é muito positiva para ambas as partes, pois a empresa poderá contar com colaboradores preparados e qualificados para ajudar em novas soluções e os profissionais terão a oportunidade de se especializar e crescer profissionalmente.

  1. Promova ações de interação

Os investimentos em ações que promovem a interação entre os funcionários de diversas áreas é muito importante para ampliar e fortalecer as relações, trazendo insights mais complexos e que atendem a empresa de forma macro.

Além disso, a ação ajuda a evitar competições desnecessárias entre os colaboradores e pode contribuir para um ambiente mais harmonioso.

Criar confraternizações, eventos, aniversariante do mês são alguns exemplos de eventos que podem ser realizados na empresa porta de alumínio para banheiro 60cm, por exemplo.

Focar na troca de experiências e boa convivência é o segredo para ter ótimos ganhos, com equipes que apresentam bom relacionamento interpessoal, fazendo com que as atividades tenham mais eficiência.

  1. Menor rotatividade de colaboradores

A motivação é uma grande vantagem que está relacionada ao endomarketing. 

Colaboradores mais motivados e felizes com o ambiente tendem a se envolver mais com os processos, além de contribuir para redução do índice de rotatividade.

Um ambiente que se preocupa com o bem-estar do funcionário e que oferece condições de trabalho de qualidade, faz com que os colaboradores não desejem sair da empresa, graças a importância que a empresa de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço dá para ele.

  1. Reuniões descontraídas

As reuniões são momentos que alguns colaboradores temem, porque é nessa hora que as cobranças, problemas e reclamações costumam entrar em cena. 

Isto posto, promover reuniões mais alegres e descontraídas é uma maneira de não focar apenas nos problemas, mas sim em levantar soluções.

Inclusive, um ambiente leve contribui muito para o desenvolvimento de soluções, estas que ajudam a resolver os problemas. 

Sendo assim, é importante que as reuniões não foquem apenas nos momentos de tensão, mas que seja uma excelente oportunidade de pensar em estratégias que ajudem a empresa.

Portanto, o endomarketing é uma excelente estratégia para melhorar o ambiente interno das empresas, ajudando no desempenho e motivação dos colaboradores.

Consequentemente, é possível atender os clientes de melhor forma, oferecendo sempre os melhores produtos e serviços, além de se destacar no mercado e nicho de atuação, criando uma identidade única e que os principais representantes – os colaboradores – valorizam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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