5 Atividades para Relaxar e Aliviar o Estresse

A cobrança por produtividade e perfeição é característica marcante dos dias atuais, ocasionando um contexto onde boa parte das pessoas estão ansiosas e estressadas, nesse texto traremos algumas soluções para um dos maiores males deste século.

1 – O que o stress causa na sua saúde física?

De acordo com a secretária de saúde de Goiás, o estresse tem ligação direta com o surgimento de vários casos de dor de cabeça extrema e  dificuldade para dormir, gerando um ciclo vicioso, já que a falta de sono também contribui para o aumento do estresse.

Ademais, o estresse aumenta a probabilidade de o indivíduo adquirir problemas no coração e consequentemente afetar sua expectativa de vida, por meio da evolução de problemas ligados à pressão arterial alta e obesidade, por exemplo.

 Nos próximos parágrafos traremos algumas soluções simples que podem ser acrescentadas ao seu cotidiano sem maiores dificuldades.


2- Meditação

De acordo com o Hospital Albert Einstein, um dos mais conceituados da América Latina, a meditação Mindfulness, que consiste no relaxamento e foco na própria respiração, reduz drasticamente o estresse e seus efeitos em algumas semanas, promovendo bem-estar naquele que adere à prática.

A meditação, mesmo que feita durante poucos minutos diariamente, afeta positivamente no combate das maiores causas do stress apontada em estudos, como a falta de autoconfiança, fator estimulante de sintomas depressivos que impulsionam o estresse e a ansiedade no corpo humano.

3- Exercícios físicos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o exercício físico de alto esforço é classificado como uma das atividades que mais contribuem no enfrentamento do estresse no período pós-covid, devido a quantidade de hormônios positivos liberados no organismo após a prática diária de exercícios aeróbicos, por exemplo.


A atividade física com foco na hipertrofia, por exemplo, contribui na liberação de altas taxas do chamado “hormônio da felicidade”, endorfina, que diminui drasticamente as taxas de cortisol no organismo, conhecido também como “hormônio do stress”, que é produzido em grandes quantidades quando o corpo sente perigo de sobrevivência.

4 – Colorir Desenhos

Colorir é uma atividade possível para todas as idades. Os benefícios de imprimir desenhos e colorir com lápis de cor se aplicam para crianças, jovens, adultos e a terceira idade. Existem diversos estudos que comprovam que a atividade, de fato, reduz significativamente os níveis de estresse.

Uma das vantagens da atividade é que ela pode ser feita em qualquer lugar, apenas usando papel e lápis de cor. Você encontra livros para colorir onde você pode contar com centenas de desenhos prontos para você soltar a sua criatividade.

 5-  Alimentação saudável


De acordo com diversas Universidades e Pesquisadores, a hipovitaminose, ou seja, a ausência de algumas vitaminas consideradas essenciais no organismo humano ocasiona o aumento das consequências do stress no corpo, visto que são fundamentais para a produção de dopamina, fundamental para sensação de prazer.  Como mudar aos poucos esses hábitos alimentares em prol de uma vida menos estressada?

Mesmo que o contrário seja propagado no senso comum de conversa entre amigos, comer de forma saudável não significa necessariamente abrir mão de sabor e do prazer de se alimentar, traremos uma receita fácil e abundante em vitaminas a seguir:

Pão de queijo de tapioca:

Será necessário:

– 2 ovos


– 5 ovos

– Queijo Mussarela

– Brócolis

– Sal a gosto

Modo de Preparo:


-Muito simples, misture todos os ingredientes (com exceção do brócolis) em um recipiente separado.

-Coloque na frigideira e deixe dourar até que o funde se desgrude.

– Após 5 minutos, retire da frigideira.

– Adicione brócolis sobre o pão de queijo, e seja feliz!

Tem algo a contribuir com o texto? Diga na caixa de comentários, com certeza tenho muito a aprender com você!


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy