Melhores segmentos de franquias em alta no mercado em 2022

As oportunidades de negócios podem aparecer a qualquer momento, e empreendedores com faro apurado para encontrar os melhores segmentos de franquias podem investir capital em produtos e serviços variados para atender a públicos diversos. 

Como existem inúmeras oportunidades de franquia para empreendedores com acesso à capital inicial,  é preciso buscar as tendências de mercado, e o que pode se destacar em um momento em que a economia mundial está se adaptando aos novos tempos pós-pandemia. 

Apesar da ampla gama de oportunidades disponíveis, as listas das franquias que mais crescem são mais segmentadas e abrangem setores como:

  • Beleza e autoestima;
  • Estética automotiva;
  • Redes de restaurantes;
  • Saúde individual e coletiva;
  • Serviços de limpeza.

De qualquer maneira, os desejos dos consumidores podem mudar com o passar do tempo, então é preciso planejar uma estratégia de entrada ao investir em um novo negócio, considerando o potencial de desenvolvimento e colocação para o negócio a longo prazo.

Antes, porém, é preciso tomar conhecimento sobre tudo que envolve o mundo das franquias, e como isso pode ser o pontapé inicial para crescer e se destacar no mundo dos negócios. 


Do que se trata as franquias?

Uma franquia é uma forma de organização empresarial que envolve um franqueador, empresa que fornece o conceito do produto ou serviço; e o franqueado, o indivíduo ou empresa que vende os bens ou serviços em uma determinada localidade. 

O franqueado compra um pacote que inclui um produto ou serviço, bem como métodos operacionais comprovados, em conjunto com treinamento na gestão do negócio. 

Já os franqueadores oferecem a oportunidade de negócio sem que o parceiro precise começar do zero.

Com a rede de franqueados, é possível expandir as operações para novas localidades, o que é muito benéfico para ambos os envolvidos.

Isso porque, mesmo com investimento de capital limitado, o investidor consegue iniciar um empreendimento, tendo a força de uma marca já conhecida e processos de gestão já estipulados, possibilitando um crescimento mais rápido.


Já a franqueadora pode expandir o alcance da marca a novas regiões e públicos, se posicionando mais no mercado e possibilitando novas oportunidades.

Um contrato de franquia permite ao franqueado usar o nome comercial, marca registrada e logo do franqueador. 

O acordo também define regras para a gestão da marca, serviços prestados pelo franqueador e condições financeiras. 

Ou seja, o franqueador fornece o uso de um nome e símbolos comprovados da empresa e aceitos/conhecidos pelo público, ajudando em diversos pontos, entre os quais:

  • Assistência e procedimentos gerenciais e contábeis;
  • Encontrar um local ideal;
  • Orientação e treinamento;
  • Planos de construção.

Com todo o suporte necessário, o franqueado pode atuar com qualidade e promover o desenvolvimento do negócio e marca, possibilitando vendas e lucros.


Para um melhor desempenho, quem deseja investir em franquia precisa, antes, identificar qual o segmento de negócio mais agrada e se identifica e, para isso, vale conferir os melhores nichos de franquias e as tendências que o mercado disponibiliza. 

  1. Saúde e beleza

Seja por conta da ênfase em se manter saudável ou mesmo o valor da imagem e da autoestima cada vez mais reconhecidas, espera-se que as franquias que se concentram em uma combinação de saúde e bem-estar prosperem ao longo de 2022 e dos próximos anos. 

Espera-se que as franquias que se concentram em exercícios e experiências de spa se saiam bem, assim como aquelas que focam em mercados de alta tecnologia como bio-hacking

Aliás, estima-se que as franquias que oferecem terapia esportiva mantenham alta popularidade para pessoas que podem se posicionar dentro do ramo saudável.

  1. Aprendizagem

A pandemia atingiu as escolas e impacta a segurança de pais e mães que não estão interessados em devolver os filhos a um ambiente em que possam levar o vírus da COVID 19 de volta para casa.


Como tal, espera-se que as franquias de educação domiciliar e ensino remoto, inclusive para cursos especializados e de extensão, ganhem espaço e mantenham a popularidade.

Em contrapartida, em outros contextos, a valorização de experiências, vivências e oportunidades de expansão se tornam mais valorizadas. Com isso, podem surgir oportunidades em segmentos, como:

  • Acampamento de tecnologia e programação;
  • Atividades físicas;
  • Defesa pessoal;
  • Idiomas. 

Especificamente, as franquias que oferecem auxílios de aprendizado excepcionais e soluções de educação online, mesmo que seja com orientações para atividades (como práticas de yoga), estão começando a prosperar e devem estar entre os melhores desempenhos de 2022.

As franquias de tutoria também devem experimentar uma popularidade crescente em diferentes formatos, principalmente porque alguns profissionais também adotaram modelos de aula remoto ou in company.

Embora essa mudança de um ambiente educacional tradicional para locais abertos, centros de aprendizagem e até ambiente domiciliar esteja se desenhando como um modelo atrativo, é preciso considerar os diferenciais, vantagens e formas de atuar enquanto franquia.


Além disso, embora não perturbe totalmente as instituições educacionais, a mudança será significativa o suficiente para fornecer crescimento e lucros para várias franquias e impactar nos modelos de negócio tradicionais, movimentando o mercado.

  1. Restaurantes e lanchonetes

Embora as franquias que dependem de uma experiência alimentar no local tenham sido impactadas pela pandemia global, com a flexibilização o segmento voltou a sentir melhorias no movimento.

Além disso, os restaurantes e lanchonetes sobre rodas, como os food trucks, registram um crescimento significativo. 

Servindo pratos como sanduíches ou pizzas a partir de uma fritadeira a gás, os food trucks estão se tornando investimentos valiosos para quem deseja lançar uma franquia, tendo um custo mais acessível.

Além disso, essas pequenas operações tendem a oferecer um excelente retorno, pois não demandam tanto custo de manutenção e infraestrutura.

Consequentemente, em termos de mercado, as franquias de entrega de alimentos podem facilmente se tornar um negócio principal para pequenas cidades que, de outra forma, não poderiam suportar um empreendimento baseado em localização.

  1. Tecnologia

Mesmo que poucas franquias se concentrem em um produto tecnológico como pirômetro digital, aquelas que contam com a tecnologia existente para aumentar as vendas ou prestar serviços digitais ajudam a estabelecer uma fórmula muito atrativa para fazer negócios. 

Por exemplo, a videoconferência está sendo usada com sucesso por empresas que precisam fornecer cotações instantâneas aos clientes. 

As franquias que centralizam as entregas em um aplicativo também estão experimentando um aumento mais consistente nas vendas. 

Finalmente, as convenções virtuais estão se tornando tão populares que, mesmo quando o atendimento presencial for mais uma vez comum, os assentos virtuais provavelmente ainda serão uma opção para explicar os benefícios de aula de hidroginástica antes de iniciar um serviço de personal, por exemplo.

  1. Segurança sanitária

Uma das necessidades mais importantes para uma franquia existente é receber assistência da controladora, principalmente em tempos em que crises surgem, como foi o caso da pandemia – que demandou adaptações e suportes até momentos de mais controle da situação.

Essa assistência pode envolver taxas de franquia postergadas, pois a capacidade de cumprir com as obrigações financeiras é uma preocupação real para negócios que experimentam níveis flutuantes de receita.

Além disso, a liderança do franqueador deve incluir a resolução de problemas mensuráveis ​​para atender às novas necessidades de atendimento do produto ou serviço de uma loja de bicicleta, por exemplo.

Mais ainda, algumas soluções possíveis envolvem a conversão do formato de serviço prestado, como passando do balcão para janelas drive-thru

Na verdade, muitas franquias de serviços de alimentação, e até mesmo franquias de reciclagem estão tentando repensar o sistema de entrega e implementando os chamados métodos de atendimento sem contato e, com isso, garantindo a segurança do cliente.

Nesse contexto, setores voltados à fiscalização, biossegurança e segurança sanitária se ampliaram, trazendo oportunidades diversas no segmento.

  1. Marketing digital para divulgação de cunho social

Especialmente para consumidores na faixa etária de 20 a 30 anos, a ética e a moral corporativa determinam fatores que ajudam as pessoas a decidirem o que comprar e de quem.

De fato, para franquias que doam para instituições de caridade ou ajudam a proteger o meio ambiente, esses compradores são cada vez mais fiéis. 

Além disso, franquias que recrutam ativamente uma força de trabalho diversificada para portaria remota atrairão cada vez mais funcionários e clientes conscientes. 

Finalmente, em termos de atingir os consumidores, franqueados e franqueadores estão alcançando cada vez mais uma melhor inserção no mercado, compartilhando histórias de responsabilidade da comunidade por meio das redes sociais.

O marketing digital puro também é uma excelente oportunidade de franquia, principalmente para modelos de agência e gestão dos espaços, promovendo campanhas diversas, para quem tem conhecimento sobre o setor.

  1. Linhas de abastecimento viáveis

As franquias mais bem-sucedidas darão continuidade a uma estratégia comprovada há muito tempo para curar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que tornam as operações atuais de franquia mais ambientalmente viáveis. 

Fazer isso envolve o uso de energia e produtos verdes por uma empresa terceirizada de limpeza, mas o fator mais importante nessa estratégia é fazê-lo de forma a tornar as linhas de abastecimento mais eficientes. 

Essa combinação é atraente porque a responsabilidade social atrai mais clientes enquanto a linha de fornecimento mais sustentável os atende. 

Consequentemente, mesmo as franquias não verdes podem obter lucros interessantes fazendo pequenas mudanças nos processos de produção ou entrega.

  1. Proteção contra a pandemia

As franquias à prova de pandemia incentivam o distanciamento social, mas muitas franquias de viagens têm o distanciamento social embutido em seus modelos de negócios. 

Por exemplo, várias franquias de trailers e acampamentos estão experimentando um crescimento incrível, pois as pessoas estão tentando superar os desafios surgidos com a quarentena, o que também afeta uma franquia de oficina automotiva.

Para permanecerem seguros, muitos familiares e amigos estão explorando a natureza em trailers de viagem e veículos recreativos. Os destinos estão longe da cidade e em direção ao vasto ar livre rural.

Desse modo, modelos de negócio voltados para acampamentos, atividades na natureza e até mesmo para aluguel de veículo se mostram excelentes opções nesse cenário.

  1. Diversidade abrangente

Franquias multiculturais provavelmente terão uma chance melhor de lançamento e prosperidade do que oportunidades não diversificadas. 

Essa tendência ocorre porque uma consciência cultural mais ampla está evoluindo e o fato de que as pessoas finalmente reconhecem que os mercados multiculturais são amplamente inexplorados.

Em particular, franquias que podem explorar o desejo de culinária étnica enquanto ajudam o meio ambiente, prosperarão ao longo de 2022.

Promoção de experiências, imersão, viagens, turismo e alimentos se destacam nesse contexto.

  1. Reestruturação da entrega domiciliar 

Na prática, atender a uma necessidade essencial envolve o produto final, que deve ser fundamental para a situação do comprador. A alimentação, por exemplo, é essencial. 

No entanto, também envolve a entrega, o que significa como o produto é entregue, seja a domicílio, ou a partir de vending machines em pontos estratégicos.

As franquias previstas para prosperar seguirão métodos de entrega seguros para a população, independentemente do produto entregue. Nesse caso, o valor está, também, na proposta criada para a entrega. 

Por exemplo, uma loja virtual de roupa pode disponibilizar uma “experiência de cabine”, permitindo que as clientes selecionem uma quantidade específica de peças para fazer provador e, posteriormente, escolher quais realmente comprará, podendo devolver as demais – assim como ocorreria no ambiente presencial.

Conclusão

O franchising é uma das formas de propriedade empresarial que mais cresce. 

Trata-se de um acordo entre um franqueador, fornecedor de bens ou serviços, e um franqueado, pessoa física ou jurídica que compra o direito de vender os produtos em uma área específica.

Vale identificar os melhores segmentos de franquias, bem como estratégias e cuidados necessários para investir tempo e dinheiro com qualidade e para começar com o pé direito no mundo dos negócios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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