Marketing Verde: uma responsabilidade ambiental para os negócios

Os problemas ambientais que acontecem diariamente é um assunto que diz respeito a todos (empresas e pessoas físicas). Por conta disso, e do alto valor que as causas trazem ao mercado e à marca, algumas empresas têm investido no Marketing Verde com ações para mostrar que a empresa se preocupa e está engajada com questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

Com isso, passaram a investir em campanhas e ações para mostrar que os seus produtos são “amigos” do meio ambiente, ou seja, no seu desenvolvimento são utilizadas matérias-primas que não prejudicam o ambiente.

Para incorporar estratégias de marketing verde no seu negócio é importante conhecer e entender o conceito.

O que é Marketing Verde?

O marketing verde é conhecido como ecomarketing, ou marketing ambiental, e consiste em estratégias de marketing que foca na ausência de malefícios ou benefícios dos produtos, métodos de produção e na postura da marca em relação ao meio ambiente.

Basicamente são ações de marketing com um apelo ambiental, ou seja, que mostram que a empresa tem consciência  e preocupação ecológica, optando por ações sustentáveis como uma das causas da marca.


Nos últimos anos, a conscientização ecológica se tornou um imperativo nos negócios e também na vida pessoal. Deste modo, mostrar uma imagem de consciência não é o suficiente.

É necessário ter atitudes que mostram transformações e responsabilidade na área ambiental, econômica, social e cultural, mantendo o negócio competitivo e produtivo no longo prazo. 

Assim, as estratégias de marketing verde nos negócios são importantes em diversas áreas e podem compor o plano de marketing e ações como anunciar no Google Ads, indo além do discurso.

Princípios do Marketing Verde

Existem alguns conceitos importantes quando se fala de marketing verde, ações que as empresas precisam seguir para estar de acordo com as regras e desenvolver campanhas efetivas. São elas: 

  • Ser ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo;
  • Culturalmente aceito.

Estes fatores mostram que o empreendimento precisa se preocupar não apenas com a responsabilidade ambiental, mas com outros aspectos que vão além de medidas de preservação.


Os princípios de marketing verde são compostos pelos 3Rs (Reduzir, reciclar e reutilizar) e os 4Ss (Satisfação do consumidor, segurança, sustentabilidade e social acceptance, em português, aceitação social).

Estes aspectos são importantes e devem ser considerados no desenvolvimento de produtos e serviços, e podem potencializar as ações de Marketing Digital.

Além disso, no aspecto mercadológico, ajudam a economizar recursos  e aumentar o faturamento, por meio da identificação com o público e processos otimizados.

Como implementar o Marketing Verde na sua empresa?

Com algumas dicas, os empreendedores podem incorporar técnicas de marketing ambiental e conquistar a confiança dos clientes e novas oportunidades de mercado. 

Alguns exemplos práticos são:


  • Crie e apoie projetos sociais;
  • Invista em reciclagem;
  • Economize água e energia;
  • Evite o uso de materiais não biodegradáveis e produtos poluentes;
  • Aposte no uso de fontes de energia alternativas e sustentáveis;
  • Trabalhe para a empresa ser cruelty free, ou seja, sem testagem em animais;
  • Escolha cuidadosamente os fornecedores da empresa;
  • Elabore um diagnóstico ambiental da companhia;
  • Faça a separação e o descarte de lixo corretamente.

Estratégias de Marketing Verde 

Economia de recursos, redução dos índices de emissão de poluentes e o gerenciamento de recursos são mudanças de comportamento que ajudam na execução dos processos produtivos, tornando-os mais eco produtivos, algo que ajuda na preservação ambiental e redução de impactos negativos.

Para a divulgação dos produtos e serviços, as empresas podem investir no uso de plataformas de anúncios, como o Instagram Ads. Esta é uma ferramenta que possibilita a criação de campanhas que podem ser veiculados no feed e nos stories.

Os anúncios pagos são formas de chamar atenção do público-alvo, mostrando os seus produtos e serviços e como eles são “amigos” do meio ambiente.

Benefícios do Marketing Verde

Os investimentos em ações de marketing ambiental proporciona muitos ganhos para as empresas, sendo os principais:

    • Aumenta a credibilidade da marca;
    • Traz mais oportunidades de crescimento, mesmo de forma segmentada;
    • Amplia a vantagem competitiva;
    • Possibilita um ótimo posicionamento de mercado;
    • Permite que potenciais investidores enxerguem o negócio com bons olhos;
  • Traz Buyer personas com consciência ecológica;
  • Agrega valor à marca.

Estes e outros pontos positivos do marketing verde podem ser aproveitados, desde que a empresa faça investimentos para elaborar ações que envolvam este conceito e realmente engajem com essa causa.


Greenwashing: o que é?

Em português, lavagem verde, o greenwashing são informações equivocadas utilizadas para enganar os consumidores, algo que vai totalmente contra o marketing verde e pode prejudicar a marca.

Enganar os consumidores com informações equivocadas e falsas é algo que pode comprometer a credibilidade e imagem da marca, prejudicando seu desenvolvimento e posicionamento no mercado. 

Uma maneira de evitar isso é pensando em boas estratégias de marketing verde. Portanto, saber como funciona o Facebook Ads e pensar em técnicas de marketing verde para a sua empresa é o modo da sua se destacar no mercado e ter mais clientes de forma adequada, graças às ações de responsabilidade ambiental.

Aproveite para saber mais sobre política diretamente no Portal O Dia News


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy