Marketing de Guerrilha: entenda essa prática

O surgimento de novos negócios fez com que a competitividade no mercado empresarial aumentasse.

Por isso, investir em estratégias e métodos de Marketing de Guerrilha é um jeito de se destacar perante os concorrentes e apresentar o diferencial que a sua marca tem de forma criativa e, muitas vezes, menos custosa.

Para fazer um bom uso do marketing de guerrilha é importante compreender o conceito, como aplicá-lo e quais são os benefícios para a sua empresa. 

Conhecendo as técnicas deste conceito de marketing, o processo de criação do planejamento estratégico que visa ajudar no crescimento do negócio pode ocorrer com mais qualidade.

Uma das maiores dificuldades no marketing é chamar atenção do público e manter seu interesse, pois o grande volume de informações, a concorrência e a fácil capacidade de distração das pessoas nesses ambientes são fatores que podem reduzir a retenção e interação dos usuários, aumentando o desafio de converter e fidelizar os usuários, fixando a imagem da marca no imaginário do público.


O marketing de guerrilha é uma excelente alternativa para os empreendedores que estão em busca de investir em estratégias de baixo custo, além de ser uma opção inovadora para atrair os leads (potenciais clientes).

O que é o Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha consiste em um conjunto de estratégias inovadoras, diferenciadas e de custo acessível, contribuindo para a divulgação de produtos e serviços de uma marca com criatividade e alto potencial de atração/conversão e até viralização. 

O foco deste conceito é explorar o marketing atuando de modo mais agressivo, mesmo quando interruptivo, sendo diferente da publicidade tradicional. 

A grande característica do marketing de guerrilha é o choque que pode causar no público, sendo direto, grandioso e pouco sutil, gerando reações e sentimentos.

Este impacto pode ser muito interessante para promover a marca sem grandes gastos, algo interessante para negócios de diversos segmentos, como empresa de engenharia civil e tantas outras diferentes áreas.


Assim, explorar as técnicas de marketing de guerrilha é uma maneira de chamar atenção, melhorar os números de vendas e faturamento, além de ter clientes fiéis.

Características do Marketing de Guerrilha

Para ser caracterizado como marketing de guerrilha, as campanhas precisam atender algumas condições, ou seja, características que diferenciam a estratégia daquelas que são mais tradicionais.

O marketing de guerrilha é caracterizado por promover ações em que a surpresa e transgressão precisam estar presentes, estimulando uma reação dos usuários/participantes, se destacando frente outras campanhas publicitárias.

Além disso, há um maior uso de canais não convencionais, mesmo que estes ainda sejam usados, mas de forma mais dinâmica e criativa.

Assim, o ponto forte desse tipo de campanha é a provação e a criatividade. Por isso, ter ideias originais e únicas ajuda a vencer até mesmo os orçamentos apertados da empresa, alcançando novas oportunidades.


O segredo é chamar atenção e causar um impacto positivo no público, a ponto das pessoas conseguirem reagir de alguma maneira e se sentirem atraídas pelas ações da marca. 

É necessário se fixar na mente do público, pois isso ajudará no relacionamento entre empresa-cliente.

Tipos de Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha pode ser executado de diferentes formas nos negócios. 

Para obter sucesso com as campanhas, os profissionais precisam conhecer os tipos de marketing de guerrilha que podem ser colocados em prática para desenvolver ações interessantes.

Um fator importante que é preciso ter em mente é que não existe certo ou errado quando o assunto são as técnicas de marketing de guerrilha, mas sim quais campanhas podem gerar um comportamento específico nos potenciais clientes e audiências. 


Sendo assim, é importante pensar nos métodos que permitem ganhar a confiança dos leads, sendo uma interessante maneira de fortalecer a base de clientes que solicitam, por exemplo, os seus serviços de escritório contábil.

Os principais tipos de marketing de guerrilha são:

  1. Guerrilha em lugares fechados

O marketing de guerrilha pode ser colocado em prática em locais como shoppings, banheiros, salas de cinemas e outros locais fechados.

Estes lugares não são muito comuns para fazer anúncios, mas com criatividade é possível conseguir bons resultados, criando ações mais interativas ou mesmo intervenções práticas, cativando a atenção e o olhar do público, visto que “interrompe” um cenário ou caminhos tradicionais.

Uma dica interessante nesse caso é pensar no público que você deseja atingir e em recursos inusitados para esses locais, considerando os espaços mais frequentados e quais ações podem ser mais atrativas.


  1. Guerrilha interativo

É uma possibilidade para as ações de marketing e permite que o público interaja com a ação de marketing.

Um exemplo interessante é utilizar um outdoor, uma mídia pouco utilizada no marketing de guerrilha, já que é mais usado no tradicional, mas de formas distintas das tradicionais, trazendo mensagens que levem os potenciais clientes a interagirem e pensarem na campanha.

O uso deste recurso de mídia pode ser feito por comércios varejistas, necessaires personalizadas, escolas de idiomas, entre outros empreendimentos.

  1. Guerrilha em grandes eventos

Nos grandes eventos, os empresários costumam utilizar a técnica de marketing invisível. Este, nada mais é do que ações de marketing em estandes, por exemplo, em eventos e outros espaços (inclusive cenas, como ocorre em novelas).

Quando uma pessoa está bebendo uma marca de bebidas ou ao dirigir um carro, as pessoas logo assimilam a informação naturalmente sem perceber. É nesse contexto que essa ação pode ser usada e se destaca, visto que atua no subconsciente.

Outros tipos de marketing de guerrilha são:

  • Ao ar livre;
  • De projeção;
  • Marketing viral ou Buzz marketing;
  • De guerrilha digital;
  • Marketing de rua.

Estes são alguns dos tipos de marketing de guerrilha que podem ser incorporados nas ações de divulgação de veterinário 24 horas, algo que aumenta o número de prestações de serviço e, consequentemente, os lucros da empresa.

Vale a pena fazer investimentos de marketing de guerrilha no seu negócio?

Alguns empreendedores têm dúvidas se realmente vale a pena investir no marketing de guerrilha para a empresa. 

Uma informação que pode motivar as pessoas é o fato de que há a possibilidade de investir nesta técnica mesmo quando há orçamentos mais limitados. Assim, desde os pequenos empreendimentos até os negócios mais avançados podem implementar o marketing de guerrilha para despertar a curiosidade do público sobre a marca. 

O grande diferencial das técnicas de guerrilha está na abordagem, que ao ser bem desenvolvida consegue destacar desde gerador silenciado até produtos do varejo.

Dicas para criar estratégias de Marketing de Guerrilha de sucesso

Após conhecer o conceito de marketing de guerrilha e as principais ações nesse formato, é possível colocar em prática algumas dicas que ajudam no desenvolvimento das estratégias.

As principais dicas são:

  1. Foque na audiência. 

Saber o que a audiência quer e como ela se comporta é uma informação essencial para o desenvolvimento das estratégias e para que as ações de marketing tenham um resultado interessante, conforme o planejado.

Pensar na linguagem que o público usa, os canais em que estão presentes, entre outros dados é fundamental nesse sentido. Uma maneira de conseguir os dados é desenvolvendo a buyer persona (representação do cliente ideal) e realizando pesquisas com os usuários, avaliando os comportamentos mais comuns.

Com pesquisas, pop-ups e formulários, os profissionais podem coletar dados essenciais e definir a sua audiência.

  1. Aposte na interatividade

As pessoas adoram interagir com as marcas. A interação pode ajudar a tornar este momento mais interessante e dinâmico, proporcionando uma ótima experiência e evidenciando a marca frente novos públicos, fazendo com que o consumidor se sinta parte da ação.

Jogos, competições e movimentos simples são opções que podem ser utilizadas para tornar o marketing de guerrilha mais eficiente.

  1. Tenha múltiplos canais

Ao criar as ações de guerrilha é importante pensar na divulgação, o que pode ocorrer em múltiplos canais, porque são eles que ajudam a criar o buzz que a marca precisa e ampliar o alcance da estratégia, inclusive de forma orgânica.

Em alguns casos, a ação acaba sendo vista por poucas pessoas, mas com a divulgação em diferentes canais pode-se potencializar os resultados.

O processo de divulgação em diversos canais pode ser feito por diferentes negócios, desde uma distribuidora de filtros a vácuo até grandes empresas de varejo.

  1. Use a simplicidade ao seu favor

Um fato que pode ajudar os empreendedores é que uma campanha de marketing de guerrilha não precisa ser sempre grandiosa. Uma ideia simples, inteligente e bem executada pode impressionar muito mais que grandes ações.

A criatividade é algo que pode ajudar no desenvolvimento de campanhas interessantes. Outro detalhe é que o marketing de guerrilha pode ser utilizado para a destacar vários produtos, até mesmo um desinfetantes hospitalares.

  1. Seja original

A originalidade é muito importante no marketing de Guerrilha, pois ajuda a tornar a sua marca mais atraente para o público, criando uma identidade para a empresa e surpreendendo/retendo os usuários.

Sendo assim, evite copiar ideias dos concorrentes, aposte na autenticidade e pense na construção de uma identidade atrativa para aumentar a autoridade e conhecimento da marca, além de consolidar o negócio e conquistar a preferência das pessoas.

Ou seja, a originalidade é essencial para que diversos negócios possam se diferenciar no segmento de caixa de presente personalizada, demonstrando os diferenciais e se destacando perante a concorrência.

Vantagens do Marketing de Guerrilha

As ações de marketing de guerrilha podem ser uma solução para ter mais vendas, clientes e ótimo faturamento. Deste modo, figuram entre as vantagens de investir nas estratégias de guerrilha para a sua marca são:

  • Possibilidade de viralização;
  • Fortalecimento do negócio no mercado;
  • Abordagem personalizada com o público;
  • Permite exercitar a criatividade;
  • Traz clientes mais conectados e engajados;
  • Pode ter baixo custo de investimento;
  • Envolve estratégias e ações autênticas, fortalecendo a identidade.

Desta maneira, investir no marketing de guerrilha é um jeito de fortalecer a sua marca no mercado, aumentar a base de clientes e oportunidades, alcançando muito sucesso no segmento de atuação escolhido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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