Landing page: Saiba como inserir em suas estratégias para aumentar suas vendas

As estratégias para aumentar suas vendas devem incluir canais digitais, como o site e o blog. Acima de tudo, precisam ser capazes de inspirar os usuários a pesquisarem mais sobre o seu conteúdo e, assim, percorrer o funil de forma a se tornarem clientes.

Para que esse percurso na jornada realmente aconteça de forma qualificada, até a venda é preciso converter esses visitantes em diversos pontos do funil. Não há melhor maneira de realizar essa conversão do que usar uma landing page de vendas.

Tome conhecimento do conceito de landing page e como ela pode agregar valor à sua marca lendo o texto abaixo. Também se informe a respeito das especificidades e vantagens do marketing digital como um todo. Vamos lá!

O que são landing pages?

No marketing digital, a landing page é o um espaço de aterrissagem que um visitante entra quando chega a um site ou ingressa em um processo de conversão.

Também pode ser a categoria do blog de uma empresa de paisagismo ou uma postagem mais específica para a conversão, mas o termo específico é frequentemente utilizado no contexto de mídia paga.


Por conta disso, geralmente consiste em uma página avulsa para oficializar um processo de início da venda, apresentando uma proposta de valor para o conhecimento dos produtos e especialidade do serviço.

Por exemplo, quando você clica em um anúncio, campanha de e-mail marketing ou banners e é redirecionado para uma página, geralmente destinada a atrair clientes ou consumidores, você é redirecionado para uma landing page. 

Nesta página geralmente há a oferta/proposta de um material de valor, ou mesmo o produto/serviço final com algum diferencial atrativo e toda a descrição de benefícios, bem como um material breve mas ainda de valor.

Isso porque, com a popularidade do Inbound Marketing, o significado foi mudando. Hoje as landing pages são conhecidas como páginas que visam converter leads e completar vendas de forma efetiva.

Quais os principais elementos de uma landing page?

Atualmente, existem diversas metodologias e plataformas que contribuem com o desenvolvimento de landing pages qualificadas e efetivas, com boa aparência, levando a ótimas taxas de conversão.


Além disso, devido essa versatilidade de templates e objetivo da landing page, as páginas se adaptam a praticamente qualquer contexto.

Contudo, apesar de existirem plataformas, é importante identificar o que realmente inserir nessa página a partir das ferramentas, visto que ela deve ser objetivo e atraente.

Acompanhe a seguir os principais elementos para compor qualquer landing page, seja para ofertar um curso online, vender um kit de papelaria personalizada ou mesmo divulgar uma nova ferramenta de finanças.

Títulos e subtítulos

Independentemente do objetivo, um dos elementos cruciais para uma página web são o título e o subtítulo. Isso porque eles são responsáveis por direcionar o tema da oferta e atrair a atenção dos internautas.

Por esse motivo, esses itens devem transmitir de forma clara e objetiva – bem como persuasiva – a proposta de valor da oferta.


Assim, quando um visitante chegar à página da ecobag personalizada, por exemplo, ele não terá dúvidas do que se trata e de qual ação deve realizar. Com isso, ele será convertido muito mais rápido.

Imagem

Além de um título atrativo, é crucial contextualizar o material de forma dinâmica e, para isso, é necessário usar uma imagem que represente bem qual é a oferta proposta.

Dito isso, evite fotos muito genéricas ou ensaiadas, comuns em alguns bancos de imagem, com overreacting, genéricas ou imagens pré-existentes em suas páginas, pois isso pode dificultar as conversões ou impactar na assimilação que se trata de uma nova landing page.

Além disso, tente trazer fotos ou ilustrações para que suas personas se vejam refletidos neles. Dessa forma, você pode criar uma abordagem quase instantânea.

Descrição da oferta

Outro elemento crucial para uma página de conversão é a descrição adicional da oferta, contextualizando e reforçando a proposta de forma persuasiva. Isso permitirá vender bem, tirar dúvidas e ajustar as expectativas.


Certifique-se de evidenciar palavras importantes, escrever frases curtas e destacar as vantagens de ter cortinas blackout na sala de estar, por exemplo, aplicando boas chamadas para ação (CTAs).

Formulários

Os formulários são, basicamente, a base de contatos adquiridos com as informações inseridas na landing page. Por isso, os campos e as informações a serem preenchidas devem ser devidamente pensadas. 

Com isso, eles possibilitam  o contato direto e mais qualificado, tornando a venda uma realidade.

Por isso lembre-se de ser preciso, colhendo apenas o que realmente é necessário para o contato e posterior conversão. Além disso, quanto mais informações solicitadas, menor a taxa de conversão.

Botões CTA

CTA significa call to action. É a partir dessa mensagem que os visitantes do site de peças para máquina de lavar serão direcionados a realizar a operação, como clicar em um botão para realizar uma conversão.


O botão tem que estar em destaque na página. Além disso, escolha verbos de ação que inspirem urgência ou exclusividade, como “Faça o download gratuitamente” e “Inscreva-se aqui”, entre outros.

Como uma landing page agrega ao marketing digital?

Não é por acaso que as páginas de destino são amplamente utilizadas pelas mais diversas empresas na web.

O impacto delas nas vendas e na fidelização é real. Entenda os motivos por trás disso agora.

Mensagens direcionadas

Quando você tem apenas uma mensagem a transmitir, o foco da sua página fica mais forte. Isso exige disciplina, então, não tente dizer muito ao mesmo tempo. 

Mais ainda, essa proposta possibilita uma evolução qualificada, promovendo o envio de outros materiais mais densos e direcionados para a conversão.

Comparado a um site oficial, onde você pode ter vários posts ou produtos para destacar, em uma landing page você só precisa dos elementos que citamos logo acima.

Logo, o visitante vai ter pouquíssimas distrações e o foco será um só: a oferta imperdível do atuador pneumático à venda.

Resultados de fácil mensuração

Com apenas uma ação possível na página, o acompanhamento fica muito mais simples.

Com uma página de destino independente e dedicada, depois de identificar o motivo do sucesso de um anúncio, você pode ficar tranquilo sabendo que ela está funcionando e criar outras campanhas de valor.

Mais liberdade criativa

Esta é a chave para o sucesso, porque você não precisa ser limitado pelas características de um site, por exemplo.

Com isso, a marca de galpões de lona, por exemplo, tem mais opções para experimentar ao criar o design da página.

Algo tão simples como combinar duas cores diferentes pode ajudá-lo a comunicar sua visão de forma mais eficaz.

Possibilidade de testar

Ao organizar sua campanha de marketing em landing pages independentes, você basicamente a remove do restante do site, dando a você mais liberdade para experimentar com testes A/B, tornando-a mais efetiva.

Para fazer bons testes A/B e otimizar os resultados, depois de estabelecer sua taxa de conversão básica, é possível iniciar alterações pontuais.

Usando essa abordagem, você saberá o que seus clientes estão procurando pela forma como eles respondem às interações.

Coletar informações valiosas

A partir de uma landing page bem sucedida, os fabricantes de máquinas e equipamentos industriais terão uma lista de e-mails para os quais enviarão newsletters, promoções e mais informações sobre a marca.

Portanto, não se esqueça de recompensar seus clientes por compartilharem seu telefone ou e-mail com você, oferecendo algo irresistível e de qualidade.

Por exemplo, envie ofertas especiais, vídeos, e-books e dê descontos na primeira compra.

Saiba mais sobre o marketing digital

A landing page é apenas uma parte de um cenário muito vasto e lucrativo, o chamado marketing digital.

Divulgar sua marca na web é, hoje, a melhor maneira de se posicionar no mercado da sua escolha.

O foco é construir uma base fiel de clientes, de modo que ele consuma materiais relevantes sobre a empresa e, claro, adquira os produtos ou contrate os serviços que ela oferece.

Para isso, existem várias estratégias possíveis. Vamos falar sobre as 4 principais.

Marketing de conteúdo

O conteúdo é a alma do negócio. Os usuários da web preferem textos, podcasts, vídeos e e-books que agreguem novas informações a eles, com isso consomem mais materiais e passam a se relacionar com a empresa.

Com isso, a publicidade pura e simples está passando por uma metamorfose muito bem-vinda.

Agora as marcas de sucesso se colocam no mercado como compartilhadoras de informações instrutivas e importantes para o dia a dia das pessoas.

O marketing de conteúdo pode ser feito com postagens em blogs especializados, compartilhamentos no feed das redes sociais e até mesmo em forma de anúncios.

O segredo é ir além da oferta pura e simples. Assim, evidencie as vantagens de ter uma porta de enrolar automática, mas não foque só na venda.

E-mail marketing                                      

Um ponto fundamental do marketing é saber alcançar as pessoas certas no momento certo. Ou seja, no momento em que elas estão mais abertas a novos produtos.

Para isso, é possível enviar ofertas segmentadas especialmente para leads e clientes que a marca já conhece. A segmentação se constrói a partir de:

  • Preferências;
  • Histórico de compras;
  • Pesquisas anteriores;
  • Localização.

Desse modo, a marca consegue cruzar dados para enviar ofertas e materiais por e-mail que realmente interessam aos clientes. Essa é a essência do chamado e-mail marketing.

Mídias pagas

São anúncios dispostos em vários meios de comunicação que conferem mais visibilidade para empreendimentos de todo tipo.

Hoje temos várias plataformas de mídia paga: redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn e buscadores como o Google e o Bing.

Quando se publica conteúdo orgânico, seja em blogs ou redes sociais, não dá para controlar quem vai acessá-lo. Com a mídia paga é possível.

Existem diversas combinações de audiência que você pode criar para anúncios em redes sociais.

Você pode até saber quem são as pessoas que visitaram um site na internet com remarketing, impactando-as com anúncios diferentes, dependendo do conteúdo visualizado.

SEO

Para que seu site tenha uma boa posição no Google, um dos meios é o SEO (Search Engine Optimization), sigla para a otimização de textos para os motores de busca.

Neste caso, as empresas que investem em estratégia de marketing digital precisam compreender formas de tornar as páginas mais rastreáveis para os buscadores e otimizadas para o usuário.

Com o SEO isso é possível, também impactando no posicionamento nos resultados de pesquisas. Lembre-se que é fundamental ter bons rankings.

Essa é a principal porta de entrada para os clientes, principalmente aqueles que estão pesquisando produtos ou serviços na internet.

Entenda os pontos positivos do marketing digital

A internet é, em tese, um lugar sem barreiras físicas. É possível alcançar pessoas de todas as partes do mundo com um clique.

Falando especificamente do marketing digital, a primeira vantagem que se verifica é que organizações podem engajar milhares de pessoas gastando menos do que se gasta na publicidade tradicional.

Daí, decorre outra vantagem: o planejamento orçamentário. Se uma campanha de mídia paga não está gerando o resultado esperado, pode-se cancelá-la, alterar o orçamento ou os elementos da campanha.

Então, o marketing feito para a web é especialmente reconhecido pela flexibilidade e visibilidade.

Junto às landing pages, as estratégias explicadas aqui são de suma importância para o engajamento e a fidelização das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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