Iniciativas sustentáveis avançam nas franquias

os últimos anos, as franquias no Brasil vêm desenvolvendo uma série de iniciativas para preservação do meio ambiente. A ABF, principal entidade do setor, dispõe de uma comissão de ESG para debater o tema

São Paulo (SP), junho de 2022 — A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que foi realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, ganhou um contorno a mais. A partir daquele ano, 5 de junho foi escolhido para ser lembrado como o Dia Mundial do Meio Ambiente, com iniciativas se estendendo durante todo o mês. Desde então, as discussões sobre o assunto se intensificaram e vêm tomando o formato de ações efetivas em escolas, instituições públicas e privadas, além de empresas.

E esta preocupação do empresariado tem chegado, inclusive, às franquias. As ações são as mais variadas e vão da instalação de placas solares e aeradores nas torneiras, aquisição de matéria-prima certificada, utilização de produtos orgânicos, passando por medidas que visam à redução do lixo produzido e do aumento do volume de embalagens recicladas. A ABF — Associação Brasileira de Franchising dispõe de uma Comissão de ESG na qual discute e compartilha experiências nesta área.

Abaixo, segue o que algumas redes franqueadoras estão fazendo na área de preservação ambiental e sustentabilidade.

5àsec — Sustentabilidade e limpeza de mãos dadas

Visando incentivar o consumo consciente e sustentável, a 5àsec desenvolveu ações com este foco para os mais de 500 pontos de venda da marca no Brasil. Assim, a rede disponibiliza nas operações uma caixa coletora exclusiva 5àsec para que clientes depositem embalagens plásticas a serem enviadas para pontos de reciclagem de cada cidade onde a unidade atua.


Outra iniciativa são as capas retornáveis, que envolvem as peças de roupas após serem limpas e passadas, como forma de proteção, feita em material resistente (TNT), que suporta cinco camisas, em média. Aos que ainda preferem as de plástico, todos os itens feitos com este material, contam com insumo biodegradável. A marca também investe em outros itens pensando na sustentabilidade, ao optar pela sacola de papel reciclado e disponibilizar aos clientes um porta-tíquetes feito em papel ecologicamente correto, proveniente de madeiras de reflorestamento, 100% reciclável.

Além disso, criou o cashback de cabides, uma ação que visa diminuir a produção de cabides de plástico que são enviados junto as camisas, vestidos, ternos e outros itens que recebem os serviços das lavanderias. Esta é uma alternativa para minimizar os impactos da escassez de insumos plásticos no mercado, visando o consumo consciente e sustentável. O sistema funciona como desconto ao cliente, ou seja, por cada cabide devolvido, que é higienizado e reutilizado.

Com utilização de insumos 100% biodegradáveis, a rede segue as diretrizes da legislação sanitária e que não prejudicam o meio ambiente. Também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. Dessa forma, a economia de água nos equipamentos da rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais.

Acquazero — Zero Desperdício

Maior rede especializada em lavagem ecológica automotiva do mundo, a Acquazero utiliza, em seus serviços de limpeza, apenas 300 ml de água. Este uso racional da água é acompanhado de produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Ao fim do procedimento não sobra nenhum vestígio de água. Isso prova que não é preciso lavar o carro com baldes ou com a mangueira, pois o desperdício seria de cerca de 320 litros.

Outra iniciativa promovida pela franquia é a reutilização da água que, eventualmente, pode sobrar. É que a limpeza é feita com o auxílio de uma flanela de microfibra e, ao final de cada processo, essa flanela é higienizada com água e sabão. Essa água usada é armazenada e reutilizada para limpar o pátio onde foram realizadas as lavagens dos veículos. Nada é desperdiçado.


Água Doce Sabores do Brasil — Muitas ações, a natureza agradece

Nos projetos da Água Doce, a rede sempre busca ações que promovam a economia de energia, água e soluções que auxiliem no dia a dia dos restaurantes em benefício aos franqueados, como descarte correto de óleo, além da separação do lixo reciclável e do lixo orgânico. Também indicam a utilização de sensores de energia nos banheiros de clientes, por exemplo, e nas áreas dos colaboradores, como banheiros e vestiário.

Além disso, a marca reforça o uso de torneiras com sensor ou outra modalidade que promova uma economia de água. No projeto desenvolvido pela empresa, são excluídas toalhas das mesas, que anteriormente eram lavadas todos os dias, e foram reduzidos o número de cardápio impressos, devido à implantação de outras opções, como cardápio digital e QR Code.

A franqueadora também incentiva a instalação de placas voltaicas para geração de energia solar proporcionando benefícios para toda a cadeia produtiva da rede, aos franqueados quando aderem ao projeto, para a imagem da marca e para os clientes, reafirmando o posicionamento da marca e seus valores que incentivam a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.

Arena Baby — Moda consciente, impacto positivo no meio ambiente

A rede Brechó e Outlet infantil, Arena Baby, vem demonstrando sua preocupação com a preservação ambiental por meio de diversos detalhes.

“Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis. Além disso, ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também ajuda outra família que comprará um item de qualidade com valor bem abaixo do mercado. Nosso trabalho é garantir que as 5 mil peças que entram todos os dias nas nossas lojas estejam em tão bom estado que você as confunda com produtos novos de fábrica. Encontre produtos usados de alta qualidade e com muito estilo para bebês e crianças na Arena Baby. Nossa missão é fazer a diferença nas vidas das pessoas e do planeta, ser um meio para transformar o mundo em um lugar melhor, ajudando as pessoas a terem uma maior qualidade de vida, através de benefícios e oportunidades, incentivando o consumo consciente, ou seja, fazer mais com menos, visando preservar o meio ambiente. Fazemos mais de mil análises por semana, o que mostra que nós brasileiros somos conscientes com relação a moda consciente e ao meio ambiente.”, relata Pedro Cruz, gerente de Expansão da Arena Baby.


Anjos Colchões & Sofás — Sobrevida ao que seria descartado

A rede de franquias especializada em colchões e estofados, Anjos Colchões & Sofás, adotou o processo de reutilização dos retalhos de panos para criar um manto protetor que envolve a região das molas. Além do benefício ao meio ambiente, com uma destinação mais coerente desse excedente, que é um dos mais agressivos ao meio ambiente, a Anjos possibilitou também garantir uma sobrevida maior ao produto por proteger uma área sensível do colchão.

Calçados Bibi — Ações que agregam valor ao consumidor

Ano a ano, a Bibi adota práticas sustentáveis como um todo. Entre eles, a correta destinação dos resíduos industriais da empresa. Dessa forma, 56% dos resíduos são reciclados e 44% são coprocessados, ou seja, transformados em matéria-prima para a indústria cimenteira. A marca também aposta na aquisição de energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis. E com o intuito de se tornar uma marca global de desejo, a Bibi atua no mercado apenas com produtos que seguem o conceito do projeto Bibi Proteção Não Tóxica.

Neste sentido, foram feitas ações com foco no desenvolvimento e monitoramento de 125 fornecedores, para que todos os calçados sejam produzidos com materiais livres de substâncias tóxicas. Com isso, a Bibi busca a consolidação no mercado nacional e internacional, baseados nos princípios da diferenciação e agregação de valor para o consumidor. Neste sentido, os produtos se destacam por serem “Não Tóxicos”. A marca elabora com frequência o inventário de emissão de gases de suas operações industriais, faz a aquisição de energia elétrica oriunda de fontes renováveis, além de investir em projetos de conscientização ambiental junto aos stakeholders da marca.

Por comprar energia de fontes sustentáveis, a Bibi faz parte do Programa PERFIL Sustentável, que é pioneiro no Brasil em proporcionar reconhecimento pela contribuição ambiental e social proporcionada pelas empresas enquadradas no Mercado Livre, que compram energia de fontes alternativas. Seguindo uma metodologia aceita internacionalmente, o programa contabiliza os gases de efeito estufa (GEE) regulados pelo Protocolo de Quioto que deixaram de ser emitidos pela marca, certificando-a com o selo PERFIL Energia + Limpa. Desde que está no Mercado Livre, a rede já deixou de emitir 1.322,717 (tCO2e) na atmosfera, o que corresponde ao plantio equivalente de 3.422 árvores.

A Bibi foi a primeira calçadista a conquistar o Selo Origem Sustentável na categoria Diamante, que reconhece e comunica o desempenho e a responsabilidade da marca frente a um mundo mais sustentável. A rede também promove inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a doação de máscaras e calçados em diferentes locais, principalmente nas regiões onde atua com as suas unidades fabris, em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA), proporcionando boas lembranças com a doação de calçados para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos.


Casa da Empada — Muitas ações e o ambiente preservado

A Casa da Empada adotou uma série de medidas a fim de preservar o meio ambiente. A primeira delas é a coleta seletiva de lixo. A segunda está diretamente ligada à produção. O palmito utilizado na empada de palmito — um dos carros chefe da Casa da Empada — vem de reflorestamento. O palmito possui Certificação Ecológica e Biológica.

Além disso, no intuito de diminuir o impacto ao meio ambiente, a rede exige a procedência da matéria-prima rejeitando e lutando contra o extrativismo exploratório que provoca desmatamento, degradação ambiental e a extinção de algumas espécies de palmeiras. Outro ponto é que a empresa utiliza forminhas de alumínio não descartável na produção das empadas, o que evita o descarte de cerca de 100 mil forminhas por mês.

Além disso, a terceira ação ligada à sigla ESG da Casa da Empada é uma parceria com o Galpão de Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino e o bloco carnavalesco ecológico Vagalume O Verde. A rede cede todo material de marketing para o Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino, da Comlurb, que abre o espaço para o bloco Vagalume O Verde e outros artistas e artesãos utilizarem os itens doados.

Casa do Construtor — Com sol e chuva

A maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina acaba de inaugurar uma loja-modelo, em Rio Claro (SP), cidade berço da empresa. Neste novo ponto, a empresa também demonstra sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade por meio da instalação de placas solares para a geração de energia, além de cisternas para a captação de águas da chuva, que serão usadas em locais que não exijam água potável.

CleanNew — Blindagem contra a sujeira diminui a necessidade de lavagens

A rede especializada em higienização e blindagem de estofados desenvolveu uma tecnologia que aumenta em até três vezes a durabilidade do tecido: a blindagem, que envolve a fibra do estofado, protegendo e fornecendo maior durabilidade ao sofá, evitando lavagem desnecessária e gerando uma economia de cerca de 1 bilhão de litros de água, o que daria para abastecer uma cidade de 20 mil habitantes durante um ano. Além disso, todos os produtos são biodegradáveis e as embalagens recicláveis.


Clube Turismo — Menos é mais

A rede de agências de viagens, Clube Turismo, além da implantação de placas solares e também da adoção da coleta seletiva de lixo da franqueadora adotou a política do “paperless”, termo que significa “menos papel”. Na prática, isso implica na desmaterialização e digitalização do papel nas empresas e organizações, tanto no âmbito público como no privado. A digitalização é um fator que confere competitividade, eficiência e produtividade. Para isso utilizam ferramenta de assinatura digital de contratos e evitam toda e qualquer Impressão que possa ser evitada.

DRYJET — Economia de água na lavagem dos carros

Além de oferecer um custo-benefício atrativo, investimento de R$ 19 mil, a DRYJET é uma rede de embelezamento e limpeza automotiva ecológica, o que faz toda diferença na escolha do negócio. “Em 12 anos do negócio já conseguimos economizar mais de 70 milhões de litros de água com a lavagem ecológica, o que equivale a 40 piscinas olímpicas cheias de água.

Nossa lavagem é ecológica, pode ser feita em qualquer local, edifício residencial, garagem, estacionamento uma vez que não produz resíduos sólidos, usamos apenas o equivalente a um copo de água, 300 ml. Sem contar que economizamos mais de 300 litros de água por lavagem, que equivale a um consumo diário de água de um brasileiro que tome um banho por dia. É muita coisa para lavar um automóvel”, diz Alexandre Valença.

Duckbill — Rumo ao menor impacto ambiental possível

A marca se une a um grupo de empresas que contribuem com o aumento das taxas de materiais recicláveis, caminhando juntas para um mundo mais sustentável. A cada embalagem que a Duckbill lança no mercado, outra é reciclada para compensar o impacto ambiental. Ou seja, toda vez que um cliente adquire um produto Duckbill, o selo Eu Reciclo garante o financiamento para a reciclagem de uma embalagem igual por meio da logística reversa.

Essa parceria vai ao encontro dos pilares de funcionamento e propósito da marca, em que a preocupação com o meio ambiente se faz presente em cada etapa do processo produtivo. Com esta ação, a empresa dá mais um passo na missão de se tornar uma marca com o menor impacto ambiental possível, gerando seus resíduos de forma responsável e consciente.

eLav — Poupando água e energia elétrica

Criada em 2015, pelo empresário Fernando Vigato, na cidade de Varginha (MG), a eLav Lavanderia é exemplo de engajamento em práticas sustentáveis. A marca busca diminuir os impactos no meio ambiente com uma formatação que vai desde os processos operacionais até a seleção do ponto e escolha das máquinas, permitindo uma contribuição positiva para a preservação do planeta.

Em suas 51 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede conseguiu economizar até 70% de energia elétrica e uma média de 60% de água. Somente em 2021, a empresa economizou mais de 5 milhões de litros de água e, para este ano, há um projeto em andamento que prevê economia de até 80% de água em cada unidade eLav. “Economizar recursos, como água e energia elétrica, não é somente um hábito saudável, mas uma grande responsabilidade com o futuro”, ressalta Fernando.

Grupo Kyly — Milon — Descartando os resíduos de forma correta

No Grupo Kyly, que é detentora da marca Milon, a energia utilizada no processo produtivo é proveniente do mercado livre do tipo i5 – Incentivada 50%, o que significa que, no mínimo, metade dela vem de fontes renováveis. A empresa adota também a prática de Recuperação de calor de efluente da Tinturaria, ou seja, aproveita a transferência de calor da água quente de descarga das máquinas para aquecer a água limpa tratada para o processo de tingimento. O Grupo Kyly conta com uma Estação de Tratamento de Água para o processo industrial e de Estação de Tratamento de Efluentes.

Além disso, realiza a captação de água de chuva do prédio administrativo e drenagem do ar-condicionado para finalidades secundárias dentro da empresa (jardinagem, hidrantes, sanitários etc.). Há também uma Central de Resíduos que realiza a gestão dos estoques de cada resíduo para destinar à reciclagem, reaproveitamento e aterro industrial. Os resíduos como retalhos têxteis, papel, papelão entre outros são pesados gerando etiqueta com código de barras para controle de estoque e com estas informações, é possível identificar em quais setores é preciso priorizar as ações de redução ou não geração.

Em conformidade com a legislação ambiental, o transporte dos resíduos é rastreado por meio do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e a receptação desses materiais é realizada por empresas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais. A empresa também desenvolve ações sociais e comunitárias. Em 2021, por exemplo, a campanha do agasalho reuniu mais de 5 mil peças de roupas que foram doadas, no Dia das Crianças foram entregues mais de 280 brinquedos e para alegrar o Natal dos pequenos, o Grupo Kyly atendeu a mais de 200 pedidos de cartinhas enviadas ao Papai Noel.

Hinode — Práticas e ações positivas que economizam recursos

O lançamento do primeiro relatório de ESG do Hinode Group, publicado este ano, aponta para diversas práticas e ações positivas, relacionados também à governança ambiental. Entre os destaques mencionados estão que 8,65% dos lançamentos em 2021 utilizaram plástico de fonte renovável nas embalagens, o que representa 36 toneladas de plástico proveniente da cana-de-açúcar.

O lançamento de refis gerou uma queda média de 75% no volume de plástico usado nas categorias que apresentam refis. 46% dos papéis das embalagens possuem certificação Forest Stewardship Council — FSC. A companhia migrou da unidade de Jandira para o Mercado Livre, em fevereiro de 2022, utilizando 100% de energia renovável via certificação internacional REC Standard (I-REC), além do programa de logística reversa das embalagens pós-uso, que está na fase piloto, já foi implementado em 15 franquias da empresa e no primeiro mês de projeto coletou 131 kg de material reciclável, com uma taxa de aproveitamento de 94%.

Outro diferencial está na implantação de uma calculadora de impacto ambiental, que orienta a criação de novos produtos e a medição das emissões de gases de efeito estufa.

Home Sushi Home — Exemplo que incentiva

Especializada em delivery de comida japonesa, a Home Sushi Home é uma empresa preocupada com suas práticas ambientais e acaba de fechar uma parceria com a Eureciclo, startup especializada em logística reversa. O objetivo da marca é promover a reciclagem dentro das empresas com a compensação de toneladas de papel-cartão utilizado por região onde a franquia está presente.

A Eureciclo gerará um valor a ser pago pela Home Sushi Home que será transferido aos centros de reciclagem, compensando todo esse material. Com a parceria, a rede estima compensar mais de 27 toneladas de papel-cartão por ano e incentivar outras empresas de delivery a mudar suas práticas ligadas à sustentabilidade.

iGUi — Em tupi-guarani, água; em português, cuidado com o meio ambiente

A maior rede fabricante e comercializadora de piscinas de poliéster revestida em fibra de vidro do mundo tem um ponto focal muito forte na preservação ambiental, a começar pelo seu nome, iGUi, que em tupi-guarani significa água. Todas as ações são coordenadas pela iGUi Ecologia e uma das mais recentes foi a doação de uma piscina para o recinto das capivaras, da Arca do Noah, que fica em Guaratiba (RJ).

O local é um misto de parque de educação ambiental e zoológico que abriga animais resgatados e que não pode ser reintroduzidos na natureza. A piscina é fundamental para a reprodução e sobrevida destes animais, já que seu habitat é sempre próximo a rios, lagos e áreas alagáveis.

Lavô — Contêiner reciclado vira ponto de venda

Os clientes da rede de lavanderias self-service Lavô não imaginam que os contêineres em que funcionam algumas unidades já podem ter viajado mundo afora. Isso porque as lojas são construídas em contêineres reciclados, reaproveitando toneladas de material. A sustentabilidade também é destaque na hora de lavar e secar: os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. O consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros.

Limpeza com Zelo — Faxina econômica e livre de germes

Na rede especializada em limpeza de residências, condomínios e escritórios, as atividades ESG estão no DNA. A tecnologia utilizada, chamada Limpo e Seguro, economiza 95% de água e 45% do produto químico se comparado a uma faxina tradicional, garantindo que os ambientes estejam livres de qualquer tipo de contaminantes, como vírus, bactérias e germes.

Maple Bear

Em fevereiro de 2018, a Maple Bear de Campina Grande, na Paraíba, instalou placas fotovoltaicas para a utilização de energia solar na escola. Para a diretora, Emiliane Vieira, todos os negócios e atividades humanas geram impactos no ambiente e no consumo de recursos naturais. Buscando reduzir o efeito gerado no meio ambiente em todas as áreas possíveis, a escola deu andamento ao projeto com foco em energia limpa, sendo que esta é apenas uma das ações que a instituição desenvolve no sentido de respeitar os recursos naturais.

“Por meio dessas iniciativas podemos, ainda, validar o discurso na prática com nossa comunidade escolar, demonstrando que o tripé da sustentabilidade pode ser implantado em várias áreas. Aliado às questões ambientais, a implantação de energia fotovoltaica permitiu que reduzíssemos em cerca de 90% o custo de energia elétrica da escola. Parte desta redução está sendo utilizada na realização de novas ações de responsabilidade socioambiental. Além disso, ao ensinarmos isso desde tão cedo às crianças, tornamos o respeito aos insumos naturais uma prática natural para as futuras gerações, lembrando sempre que as ações desenvolvidas na escola são modelos para os nossos alunos. E, por fim, geramos resultado financeiro que poderá sustentar novas iniciativas de preservação, gerando um círculo virtuoso no processo, que se melhorará a cada dia”, ressalta.

Megamatte

Instalação de arejadores nas torneiras, que promovem a redução de até 60% do consumo; luminárias e lâmpadas de LED que, além de econômicas, têm vida útil mais longa que as comuns são algumas das medidas adotadas pela Megamatte. Além disso, a rede passou a adotar materiais certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países.

A certificação é uma garantia de origem que serve também para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado e com valor agregado, e permite ao consumidor consciente optar por um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

A Megamatte também tem o modelo de negócio em contêiner, que promove economia na utilização de recursos naturais como areia, tijolo, água, e ferro, além de diminuir a geração de resíduos. Neste sentido, a rede também utiliza utensílios com menor impacto ao meio ambiente, como canudos reutilizáveis, copos e embalagens para delivery que recicláveis ou biodegradáveis. A conscientização por meio de comunicação educativa nas lojas também é uma questão priorizada pela empresa. Outro ponto é que todo o mate e o açaí, carros chefe do cardápio, são orgânicos. A Rede também firmou um compromisso de, até 2025, ter 100% dos produtos à base de ovos com Cage Free.

OdontoCompany — Descarte correto nos consultórios

Em franca expansão e presente em todos os estados do país, a OdontoCompany — maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2 mil unidades comercializadas – tem investido em treinamentos visando orientar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos gerados nos consultórios. O objetivo é diminuir a incidência da destinação dos itens para aterros. A marca também conta com regimento para a economia de água e energia.

“A nossa missão sempre foi cuidar do sorriso dos brasileiros, mas é impossível ignorar que o meio ambiente faz parte desse trabalho. Hoje, não há sentido para manter velhas práticas que colocam em risco a saúde do planeta. Nós somos a maior rede do mundo e é um orgulho que o exemplo parta de nós. Todos os nossos consultórios recebem treinamento sobre o descarte correto de resíduos e isso faz a diferença porque estamos falando de equipamentos de saúde que não correm o risco de parar nos aterros sanitários. A competência e eficiência das empresas não será medida apenas pelo serviço que prestam, mas também pelo impacto positivo que causam na sociedade. É isso que buscamos e que estamos conquistando com nossos projetos de sustentabilidade”, explica o presidente da OdontoCompany, Paulo Zahr.

Pizza Prime — Pizza com sabor de oportunidade

A rede está cada vez mais atenta em desenvolver programas sustentáveis que evitem o desperdício. Por exemplo, tem uma parceria voluntária com a empresa EcoABC (Reciclagem de Óleo Vegetal e Cozinha), que consiste em retirar o óleo vegetal nas lojas e convertê-lo em benefício para as unidades, onde cada litro de óleo coletado é convertido em produtos de limpeza certificados pela Anvisa. Além disso, está fechando uma parceria com a Alelo e Musa, onde 100% de todo lixo produzido terá um descarte sustentável. Hoje, a rede entende que ‘o refazer’, reduz custos e traz benefícios a todos os envolvidos.

Pormade Portas — Adotando a energia renovável

Pioneira no setor de franchising, com a fabricação e venda de kits prontos e avulsos de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios, a Pormade Portas está investindo pesado na geração de energia renovável e diminuição de emissão de gases de efeito estufa, o que impactará diretamente na fabricação de produtos vendidos nas unidades franqueadas e nos showrooms.

O objetivo é tornar a empresa um polo de produção 100% sustentável até o final da década. A companhia pretende encerrar 2022 com a instalação total de 10 mil placas fotovoltaicas em um investimento de R$ 24 milhões. “As placas fotovoltaicas estarão presentes em todo complexo, abrangendo área fabril e administrativa. Nosso projeto engloba a instalação de uma usina com capacidade de geração de 5 MW”, explica Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade.

PremiaPão — Parceria verde

Rede especializada em publicidade em saco de pão, tem uma parceria com a ONG Iniciativa Verde por meio do projeto Amigos da Floresta. A cada tiragem mensal, é plantada uma árvore em uma área reservada pela ONG. Em seis anos de parceria, a franquia já plantou mais de 900 mudas. Além disso, os franqueados também ganham, em seu kit franquia, canetas de papelão e ecobags de algodão cru para que eles também possam assumir a mesma cultura sustentável estabelecida pelo corporativo.

Yes! Cosmetics — Sustentabilidade e inclusão como missão

Para a Yes! Cosmetics, sustentabilidade se tornou uma missão. Em 2022, deve alcançar a meta de 100% do portfólio com fórmulas veganas. Além disso, trabalha com matéria-prima rastreável e o papel das embalagens é proveniente de florestas de manejo sustentável. No entanto, a questão social também é destaque: a empresa está trabalhando no projeto Yes! In para capacitar vendedores para atender ao público surdo e cego. Atualmente, as unidades contam com atendimento em libras agendado pelo site, mas a ideia é expandir a iniciativa.

UpVET — Preservando o meio ambiente

A UpVet, rede de farmácia de manipulação, se reinventou no mercado PET ao criar os famosos biscoitos medicamentosos. É a manipulação de medicamentos com formas, sabores e atrativos para os animais. Um produto voltado aos propósitos de sustentabilidade, valorizando o bem-estar do pet e o meio ambiente. De acordo com a organização Water Footprint, a produção de um quilo de carne bovina exige 15 mil litros de água.

Com os biscoitos medicamentos, o excesso do consumo de carne é amenizado e os bichinhos de estimação podem ter uma vida saudável. Os biscoitos medicamentosos são feitos com base na prescrição médica pelo veterinário, com formatos pequenos, sem glúten e sódio, em que é possível escolher entre os sabores: carne, frango, bacon, cheddar, salsicha e também entre os sabores doces, sem interferir na eficácia da medicação.

E para quem se interessa seguir como empreendedor no segmento pet, a UpVet possui dois modelos de franquias: UpVet Store (modelo itinerante), com investimento de R$ 60 mil, e o modelo de farmácia de manipulação, a partir de R$ 190 mil.


Related Posts

© 2024 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy