Investimento em nuvem é um motor de crescimento para o setor financeiro, mostra pesquisa da Capco

Análise da consultoria global indica que uso de nuvem gera benefícios de receita para as instituições de em média 4% devido à criação de novos produtos, serviços e modelos de negócios

São, Paulo, Dezembro de 2022 – O investimento em nuvem para instituições financeiras é um motor de crescimento que se traduz em aumento de receita e respostas positivas e imediatas dos clientes diante de novos produtos, serviços e modelos de negócios, mesmo em períodos difíceis como uma pandemia.

No artigo “Cloud´s Transformation of Financial Services: How covid-19 created opportunities for Growth Across the Industry” (Transformação dos serviços financeiros na nuvem: Como a Covid-19 criou oportunidades para o crescimento da indústria), especialistas da Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros do Grupo Wipro, analisaram como a Covid-19 e o avanço exponencial da tecnologia mudaram os serviços financeiros para sempre.

E uma das conclusões é que o movimento de adoção de nuvem continuará forte, com investimentos aumentando nos próximos anos porque está se tornando rapidamente mais inteligente, hiperconectada e penetrante.

O setor financeiro passa por uma transformação sem precedentes devido a uma combinação entre a revolução digital da sociedade e os impactos sociais e comerciais da Covid-19.


Os dois fatores alteraram muito o cenário competitivo entre 2020 e 2021, porque as instituições precisaram se tornar mais inteligentes e ágeis, trabalhando de novas maneiras com tecnologias desconhecidas e em um ritmo incomparável para atender às crescentes demandas dos clientes.

As empresas também tiveram que lidar com o aumento da concorrência, pois as fintechs, bem como os gigantes da tecnologia, tiveram a oportunidade de buscar espaço para atuar em meio a ambientes macro e microeconômicos incertos, mostra a Capco.

No artigo, os especialistas da Capco mostram como as tecnologias de nuvem estão sendo usadas como aceleradoras do crescimento atual, proporcionando retorno sobre o investimento (ROI), e do que ainda está por vir. Para isso, analisaram dados apurados com cerca de 340 executivos de serviços financeiros.

Esses dados fazem parte do estudo Wipro FullStride Cloud Services, que ouviu 1.300 executivos de nível C e dos principais tomadores de decisão em 11 setores, dos quais 26% foram serviços financeiros relacionados — especificamente, bancos, seguros, e mercados de capitais, como consultoria de patrimônio e empresas de ativos gestão.

A pandemia forçou a maioria das indústrias a acelerar seus planos para atender os clientes de forma mais eficaz e isso significou acelerar as estratégias de digitalização.


Uma das principais tecnologias que auxiliam nesse processo têm sido os serviços em nuvem, definidos pela Microsoft como “a entrega de serviços de computação — incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência — pela Internet (‘a nuvem’) para oferecer inovação, recursos flexíveis e economias de escala”.

Os resultados mostraram que a crise da Covid-19 acelerou a tecnologia, levando mais da metade dos participantes do estudo a investir mais em nuvem para aumentar a resiliência, reduzir riscos, possibilitar alternativas de trabalho mais flexíveis e criar novos formas de interagir com os clientes.

A maioria dos executivos iniciou sua jornada em direção à implementação digital completa na nuvem, mas provavelmente faltam três a cinco anos para alcançar a totalidade.

Os investimentos em nuvem se compensam na redução de custos operacionais. Mas, mais importante do que isso é que geram novas receitas.

O ROI gerado a partir da nuvem multiplica dez vezes à medida que as empresas avançam em sua jornada na nuvem, aponta o levantamento da Capco.


Outros benefícios levantados na pesquisa incluem tornar as organizações mais rápidas para o mercado, aprimorando o relacionamento com seus clientes e contribuindo para decisões mais inteligentes; e que dentro de dois anos, 40% das companhias esperam ter avançado ou estarem totalmente otimizadas em relação a data centers em nuvem, migração e modernização de processos e desenvolvimento de aplicativos nativos da nuvem.

“À medida que as empresas emergem da pandemia, as equipes de gerenciamento estão incorporando a nuvem em suas plataformas de crescimento para o futuro. Para os líderes digitais, a nuvem fornece uma base interconectada e habilitada para dados para suportar as atividades de negócios em toda a empresa e trazer soluções de fluxo de trabalho, enquanto alavanca o uso de inteligência artificial (IA), internet de coisas (IoT) e outras tecnologias transformadoras”, explica Carmem Albuquerque, Diretora Executiva da Capco.

O gasto médio com nuvem em vários setores foi de US$ 37 milhões. Apesar desses investimentos, as instituições financeiras perceberam que não estão totalmente otimizadas em torno da nuvem. Menos de 20% consideram-se em implementação avançada.

Atualmente, as companhias operam, em média, 38% de seus aplicativos de negócios por meio da nuvem. No entanto, antecipam que essa porcentagem aumentará para 55% em dois anos.

Os gastos com nuvem são distribuídos uniformemente entre data centers, desenvolvimento nativo da nuvem, migração de processos e modernização desses processos. Também são equilibrados entre investimento inicial, custos de implementação e manutenção e taxas contínuas, mostra o levantamento da Capco.


“Mesmo com o Covid-19 desaparecendo com o tempo, o restante da década verá os desafios aumentarem porque a pandemia desencadeou novas expectativas do consumidor. Eles querem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus recursos financeiros de qualquer lugar onde estiverem”, destaca Carmem.

Na visão dos pesquisados no estudo, os gastos com nuvem devem aumentar nos próximos anos porque ela está se tornando rapidamente mais inteligente, hiperconectada e penetrante. No âmbito dos serviços financeiros, a nuvem é importante para o crescimento dos negócios e geração de receita. Os líderes disseram que esperam tornar sua nuvem mais presente em:

  • Negócios, desenvolvimento e vendas (42%) – Ricas em dados de clientes, as empresas de serviços financeiros podem usá-los para campanhas de marketing mais direcionadas e, com plataformas em nuvem, têm um processamento eficiente e mais barato, ferramentas de armazenamento e de análise de dados com graus menores de segmentação, ou seja, mais personalizado.
  • Cibersegurança (48%) – As empresas necessitam atualizar continuamente seus programas de defesa porque o crime cibernético aumenta à medida que os criminosos se tornam mais sofisticados. Adotar a nuvem ajuda porque os fornecedores entregam medidas de segurança comprovadas de forma contínua. Além disso, os reguladores globais estão mostrando mais interesse em proteger a segurança e a privacidade do consumidor online.
  • Aquisição/cadeia de suprimentos (44%) – A nuvem permite que os bancos usem melhor uma infinidade de serviços disponíveis de fintechs e outros fornecedores e no mercado de capitais, o fornecimento é beneficiado por integração com sistemas de preços e simulações de risco usando grandes conjuntos de dados. A nuvem permite que a companhia teste e instale esses serviços de forma muito mais rápida e eficaz porque não dependem mais de um longo processo de aquisição de hardware.
  • Desenvolvimento de produtos/P&D (62%) – Na nuvem, as organizações podem tirar proveito de recursos computacionais para modelar produtos potenciais, calcular retornos de novas linhas de negócios e estimular a inovação usando práticas de desenvolvimento ágil para detectar falhas rapidamente agilizando processos de troca e aperfeiçoamento.

Benefícios, Obstáculos e como agilizar essa jornada

A pesquisa mostra que os executivos têm números mostrando que os clientes relatam benefícios de receita ao longo de três anos devido ao uso da nuvem para criar novos produtos, serviços e modelos de negócios.

Os ganhos médios são de 4% e um terço das empresas preveem aumentos de receita de até 15%. As organizações de serviços financeiros ainda sinalizaram que o investimento em nuvem traz retornos em 24 meses ou menos do ponto de vista do data center e para migração de sistemas legados.

O que mais chama a atenção é o ROI gerado na nuvem, que como citado anteriormente, se multiplica 10 vezes à medida que as empresas avançam em sua jornada de implantação.


Participantes relatam que a adoção de nuvem dá a capacidade das empresas converterem custos fixos de infraestrutura em custos variáveis.

A falta de uma estratégia de nuvem é o maior desafio enfrentado por empresas em geral, dizem os executivos financeiros.

As experiências dos clientes mostram que tecnologias de nuvem têm sido tradicionalmente aplicadas no nível de departamento para questões específicas como, por exemplo, melhorar a velocidade e precisão de entrada de dados ou automatização de back-office.

Assim, jornadas digitais para toda a organização demoram a acontecer. “Nossas recomendações são desenvolver uma estratégia e um roteiro de nuvem em toda a empresa no início do processo de transformação, que detalhe a tecnologia escolhida, as medidas de governança e prioridades de gastos”, explica Carmem.

Para agilizar a jornada digital para a nuvem, a recomendação dos especialistas da Capco são:

– Compromisso organizacional: a adesão deve ser ampla e profunda em todas as linhas de negócios.
– Priorizar etapas de implementação de uma forma que aumente a confiança dos envolvidos, identificando as áreas primariamente envolvidas com atenção em todo o cenário tecnológico existente, plataforma, aplicativo, ferramentas e processos.
– Criar um roteiro agressivo, mas equilibrado para adoção da nuvem, com foco no desenvolvimento de metodologias ágeis e capacitação para garantir que as iniciativas digitais se alinham com os objetivos de negócios.
– Requalificação e recrutamento: organizações de serviços financeiros precisarão rapidamente quebrar a equação de recursos de upskilling existente e contratação de talentos para gerenciar a operação digital e a nuvem nativa em desenvolvimento.
– Usar a experiência do cliente deve ser mantida como o tema central da estratégia e adoção da nuvem.
– Investir em parcerias e na avaliação e alavancagem de terceiros, ferramentas e recursos para agilizar a jornada para a nuvem e permitir repetibilidade e a escala.

Os próximos anos serão críticos para determinar a liderança em muitas indústrias, incluindo serviços financeiros.

“A demanda é por produtos hiper-personalizados para suas escolhas de estilo de vida e, para as organizações de serviços financeiros conseguirem atender a esses requisitos e crescer, precisarão ser impulsionados por dados mais rápidos no mercado e serem ágeis e resilientes na execução. Alguns vão desaparecer, outros desconhecidos vão subir, produtos ainda vão surgir e as empresas melhor projetadas para competir nessa turbulência serão coroadas como as novas líderes do setor”, afirma a executiva.

O conteúdo completo (em inglês) pode ser acessado AQUI.

Sobre a Capco

A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros.

Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações.

Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle.

Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance.

Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site website ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.


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