Veja quais itens decorativos saíram do brega e estão na preferência de decoração dos brasileiros
Na moda, o que foi cafona ontem, hoje é tendência. Muitas peças de decoração e vestuário, da época dos avós da geração atual, chegaram ao hype nos últimos anos.
Um bom exemplo são as pochetes. Antes consideradas antiquadas, os acessórios dos anos 80 e 90 voltaram com força no look da juventude. Contudo, não foram só as pochetes que “hypou”.
A série de objetos decorativos que elencamos para o interior das casas também estão de volta, bem como são produtos acessíveis financeiramente.
Disponíveis em lojas de decoração física, no e-commerce ou no atacado online, trazemos os principais hypes decorativos como inspiração para a sua decoração.
1. Estampa de animais (animal print)
Tido como um dos clássicos da estamparia, o animal print foi criado no século XVIII. A estampa ganhou espaço no mundo da moda quando apareceu no cinema, entre as décadas de 1950 e 1960.
O verdadeiro boom veio na década de 1980, quando muita gente aderiu ao estilo da estampa. Depois, os itens foram considerados como brega.
Agora, o animal print virou tendência, em 2022. Tanto é que até a camisa da seleção brasileira de futebol, utilizada na Copa do Catar, recebeu estampas de onça-pintada. E na hora de decorar a casa, o padrão também está em alta.
Itens decorativos com estampas de leopardo, onça, crocodilo, vaca e até mesmo girafa são versáteis, podem ser inseridos por toda a casa.
Tapete ou sofá grandes com estampa animal print, se encaixam bem em ambientes espaçosos e dominados por cores neutras. Enquanto isso, ambientes compactos combinam com pequenos itens estampados, como quadros, vasinhos, posters, desenhos ou mini estátuas.
2. Samambaias
Samambaias são nostálgicas para diversas pessoas. Afinal, muitas vovós Brasil afora tinham vasos com a planta decorando a casa. Figurinha carimbada nos lares entre 1970 e 1990, a planta pteridófita é um item de decoração hypado hoje em dia.
Presentes na Terra há cerca de 200 milhões de anos, as samambaias são consideradas pré-históricas. Como são nativas de regiões com climas temperados e tropicais, existem espécies de samambaias que conseguem viver dentro de casas e apartamentos.
Ideal para decorar salas, banheiros, quartos e varandas, acomodável em quase todos os cômodos do lar, basta escolher um cantinho com baixa exposição solar. É recomendável que ela seja plantada num vaso com solo úmido e receba água diariamente.
Veja, na sequência, 10 tipos de samambaias populares:
- Chifre-de-veado;
- Mini samambaia;
- Asplenio;
- Americana;
- Argentina;
- Jamaicana;
- Havaiana
- Azul;
- Renda Francesa;
- Renda Portuguesa.
3. Papel de parede
E por falar em estampa, paredes com padrões de desenho também são hype. Mas sua origem remonta até em 200 a.C., quando foi tendência na região da China. Originalmente, os fabricantes utilizavam papel de arroz na fabricação.
Os rolos de papel de parede desembarcam na Europa entre os séculos XVI e XVII, por meio dos comerciantes de origem árabe. E a chegada ao Brasil aconteceu justamente por causa dos imigrantes europeus, que trouxeram o artigo na bagagem.
O papel de parede é ideal para quem busca adicionar cor, estampas e texturas a diferentes cômodos da casa. No que diz respeito à aplicação, existem os de lâminas adesivadas, vinílicos e os rolos, que são fixados com o uso de cola.
4. Mural de fotos
Ainda sobre a decoração de paredes, o mural de fotos é uma boa alternativa para quem quer decorar sem gastar muito. Para começar, basta fotos impressas em papel fotográfico e o mural – esta pode ser as molduras de retrato ou improvisados em superfícies planas.
O mural pode ter diferentes tamanhos e formatos, de acordo com a imaginação de cada um. Existem modelos de imã, cortiça, madeira, aço e varais com pequenos prendedores.
5. Tapetes peludos
Saindo da parede, os tapetes peludos eram considerados cafonas, mas, o modelo também chamado de shaggy, que em português significa “peludo”, está de volta ao chão dos cômodos.
Eles transmitem a sensação de aconchego e conforto aos ambientes onde são colocados. Normalmente, tapetes e outros itens peludos aparecem em quartos de crianças, salas, escritórios e closets.
Existem modelos fabricados com fibras naturais e materiais sintéticos. O primeiro é bem macio, recomendado para locais com baixo fluxo de pessoas. Já o segundo pode ser colocado em lugares movimentados, pela resistência e facilidade na limpeza.
6. Estampa floral
Parte dos historiadores acreditam que a estampa floral tem origem indiana. Por outro lado, os demais acreditam que a China é o berço desse tipo de estampa. Mas todos concordam que trata-se de um clássico sem prazo de validade.
Florais são bem comuns em almofadas, sofás, cortinas e tapetes. Para conhecer mais sobre o conceito, veja tipos de estampas floral.
- Tradicional: as flores estampadas, rosas e margaridas, costumam ser de tamanho pequeno e médio. Além disso, a base do objeto carrega somente um tom;
- Abstrato: o estilo foge do tradicional, trazendo cores vibrantes e flores de tamanhos diferentes;
- Tropical: mescla vários tipos de estampas florais, misturando cores e formatos de flores realistas.
A ressignificação que esses itens sofreram nos últimos tempos lembram a frase do grande Antoine-Laurent de Lavoisier, o pai da Química: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.