Doenças do ouvido: saiba quais afetam a audição

O ouvido é uma das partes mais sensíveis e complexas do nosso corpo, composto por diversas estruturas e membranas ele está sujeito a diferentes doenças que podem afetar a audição.

Você conhece quais as doenças que interferem na qualidade auditiva? Nesse artigo você vai descobrir algumas das principais doenças que podem causar a diminuição ou perda de audição.

Quais são as doenças que podem afetar a audição? 

Existem muitas doenças que interferem na qualidade da audição, algumas são doenças que afetam propriamente o ouvido, já em outras a perda de audição se manifesta como uma consequência. Veja quais são as principais:

Otite 

A otite é uma doença que causa a inflamação do ouvido, ela pode atingir diferentes partes da orelha, desde estruturas mais externas até as mais internas. Por isso, é dividida em três tipos: otite externa, otite média aguda e otite média crônica.

Confira as principais características de cada uma:


Otite externa 

A otite externa trata-se da inflamação da pele do conduto do ouvido, uma das principais causas desse tipo de otite é o contato do ouvido com a água, por isso é muito comum em crianças em épocas de verão por exemplo.

  • Sintomas: dor no ouvido, sensação de entupimento e às vezes secreções.

Otite média aguda 

A otite média aguda refere-se à inflamação de uma estrutura localizada atrás do tímpano. Está associada a fortes dores no ouvido devido ao acúmulo de secreção e distensão do tímpano, além disso pode estar acompanhada de febre e alterações na audição.

Em casos mais graves, pode ocorrer a ruptura do tímpano fazendo com que haja sangramento pelo ouvido.

Esse tipo de otite é mais comum em crianças, pois sua formação do ouvido ainda não está completa e assim, fica mais suscetível a inflamações. 

  • Sintomas: dor intensa no ouvido, secreções, febre, alterações na audição e possíveis sangramentos.

Otite média crônica

A otite média crônica não causa dor no ouvido, mas é muito perigosa. Está na maioria das vezes associada a perfuração no tímpano ou infecções não curadas. Além disso, alterações na ventilação da orelha média podem ser causadoras desse tipo de otite.


Essa doença é muito perigosa e pode levar a complicações graves como paralisia facial, perda auditiva, tontura e até mesmo meningite.

  • Sintomas: secreção no ouvido, mau odor e perda de audição.

Colesteatoma 

A colesteatoma trata-se do crescimento de um tumor benigno, constituído de pele, no interior do canal auditivo. Essa doença pode ser causada por uma otite mal tratada ou fatores congênitos. Entre os sintomas dessa doença estão o mau odor, zumbido no ouvido e perda na qualidade da audição.

Doença de Menièré 

A doença de Menièré afeta o labirinto, devido ao excesso de líquido na região. Esse líquido é chamado de endolinfa e influencia no equilíbrio, levando a pessoa a ter tonturas frequentes.

Além de afetar o equilíbrio, essa doença causa alterações progressivas na audição, podendo causar surdez. As razões pelas quais essa doença surge podem ser das mais variadas, como complicações da diabetes, hipertensão, enxaquecas ou doenças autoimunes.

Labirintite 

Mulher sofrendo com tontura

Outra doença que afeta o labirinto, é a labirintite, como o próprio nome já indica. Entre os principais sintomas estão as tonturas frequentes, náuseas, dores de cabeça e falta de ar.


A causa da doença pode estar relacionada a diferentes fatores como problemas emocionais, lesões no ouvido, diabetes, consumo excessivo de álcool ou tabaco, entre outros.

Tinnitus 

Tinnitus nada mais é que o famoso “zumbido no ouvido”, muitas pessoas sofrem com esse problema e ele pode estar acompanhado de perda de audição. Essa condição pode ter como causa lesões no ouvido, problemas de audição e doenças circulatórias.

Ostosclerose

Na ostosclerose ocorre o crescimento anormal do osso chamado estribo, localizado no ouvido interno. Esse crescimento interfere na condução dos sons e na qualidade da audição. Na maioria dos casos, a causa está relacionada à genética, ou seja, é uma doença predominantemente hereditária.

Síndrome de Usher 

Trata-se também de uma doença genética, que acomete não só a audição, mas também a visão. Por isso, os sintomas interferem nos dois sentidos.

Entre os sintomas podemos citar a perda de audição, degeneração da retina do olho, falta de equilíbrio, dificuldade em enxergar ao olhar para baixo, para cima ou para os lados.


Neuroma do acústico 

O neuroma do acústico é um tumor benigno, raro e que afeta o nervo acústico, uma das estruturas responsáveis pela condução do som ao cérebro. Essa doença é de causa genética, devido a uma alteração no cromossomo 22.

Quais são os tratamentos para a perda de audição? 

Homem colocando o aparelho auditivo

Você conheceu aqui sete doenças que afetam a audição e as estruturas do ouvido, é importante dizer que cada doença exige um tratamento específico, que deve ser orientado por um médico especialista para preservar a saúde auditiva.

Para dar mais qualidade de vida a pacientes com perda de audição permanente causada por essas doenças, a melhor opção é o acompanhamento de médicos da Nossa Saúde, e uso de aparelhos auditivos.

Após a indicação do médico, o paciente pode procurar uma loja especializada e avaliar qual modelo melhor se adapta a sua necessidade.


Related Posts

© 2025 Abracoa - WordPress Theme by WPEnjoy